Início / Voleibol de Praia

Voleibol de Praia

• O que é Voleibol de Praia?Voleibol de Praia | Especial Verão

O Voleibol de praia é um desporto jogado por duas equipas num campo de areia dividido por uma rede.

Cada equipa tem três toques para devolver a bola (Incluindo o toque do bloco). No Voleibol de praia, a equipa que ganhar uma jogada marca um ponto (Sistema de Ponto por jogada).

Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito a servir. O jogador a servir deverá alternar a cada vez que isto acontece.

 

• Como se joga Voleibol de Praia?

O objectivo do jogo é jogar a bola por cima da rede para fazê-la cair no campo do adversário, bem como evitar que o adversário consiga fazer o mesmo. Cada equipa pode tocar na bola três vezes antes de a jogar para o outro lado.

A bola é posta em jogo com um serviço (um golpe dado pelo jogador que esta a servir de trás da linha que delimita o fim do campo). O atleta deve jogá-la para o outro lado por cima da rede, e assim começa a disputa por cada um dos pontos. As disputas continuam até que a bola caia no chão ou seja manipulada de forma inapropriada pelos jogadores.
A equipa que vencer a disputa marca um ponto e fará o próximo serviço, dando início à próxima disputa.

Todos os quatro jogadores fazem o serviço. Os servidores de cada equipa devem alternar toda vez que equipa pontuar após um ponto da equipa adversária.

 

• História do Voleibol de Praia

O voleibol de praia surgiu na década de 50, no Brasil, e era praticado pelos veraneantes, principalmente nos areais de Copacabana e Ipanema, no Rio de Janeiro. Nesta altura, foram organizados os primeiros torneios de amadores, mas a modalidade era vista como uma actividade de fim-de-semana, só para entreter e ocupar as horas livres.

Portugal,  na sua longa costa, conheceu o voleibol de praia também durante a década de 50 e os primeiros praticantes juntavam-se nos areais de Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Costa da Caparica, Carcavelos, Paços de Arcos e Praia das Maçãs.

A prática do voleibol nas praias portuguesas tem a sua origem nos anos cinquenta, quando, em algumas das praias mais frequentadas, como, Espinho, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Costa da Caparica, Carcavelos, Paços de Arcos e Praia das Maçãs, os banhistas começaram a sua prática.

Em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta, o voleibol de praia passou a integrar o programa Jogos Olímpicos. A dupla de portugueses Miguel Maia e João Brenha conseguiu duas quartas posições consecutivas, nos jogos de 1996 e de 2000.

 

• Onde Praticar Voleibol de Praia

Em qualquer praia

Deixe uma resposta