Início / Desporto / Modalidades / Ciclismo / Via Verde para o cicloturismo em Viseu | Volta a Portugal
Via Verde para o cicloturismo em Viseu | Volta a Portugal

Via Verde para o cicloturismo em Viseu | Volta a Portugal

Miúdos e graúdos, familiares e amigos animaram, ontem, desde cedo, a Avenida da Europa em Viseu. Em comum tinham o garrido dos equipamentos, as bicicletas e a jovialidade de quem tem na arte de pedalar uma via para a boa disposição e bem-estar físico. Juntos foram os protagonistas do dia dedicado aos cicloturistas, uma vez que o pelotão profissional da 78ª Volta a Portugal Santander Totta esteve a recuperar forças para a segunda metade da Volta.

Primeiro foram os mais novos a pedalar na 3ª Mini Etapa da Volta e logo depois tomaram o lugar na partida cerca de 700 participantes na Etapa da Volta Via Verde RTP que este ano comemorou 10 anos. Sem caráter competitivo esta iniciativa procura ainda assim oferecer aos atletas um pouco de competição, sendo os últimos 20km percorridos em “roda livre”. O percurso com quase 90Km começou e terminou nas estruturas montadas na véspera para receber, em Viseu, a etapa que teve o espanhol Vicente de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé) como vencedor. Ou seja as estruturas, carros de apoio neutro e pódio que estão em qualquer dia de Volta a Portugal fazem parte desta iniciativa onde todos podem alinhar.

Ricardo Lameira (Bikebox-ACRTX- Skoda) participou, pela primeira vez, com os amigos, em 2015. Gostou tanto da experiência que desta vez, com os amigos impossibilitados de o acompanharem, decidiu sair de Vila Real sozinho. Estava longe de imaginar que, em Viseu, seria o primeiro classificado da Etapa da Volta Via Verde RTP: “Este desafio é muito gratificante porque habitualmente estamos do lado de fora, vemos como os nossos ídolos sofrem e, desta forma, conseguimos ter uma experiência mais profissional. É de louvar esta organização muito profissional onde o policiamento é garantia de maior segurança para nós, amadores.” Satisfeito, Ricardo Lameira que gastou 3 horas e 19 minutos nos 87km promete que no próximo ano também não vai faltar.

Do lado feminino, Celina Carpinteiro (5 Quinas/Município de Loulé) várias vezes campeã de estrada e BTT não teve dificuldade em repetir a vitória do ano passado. “O percurso foi bastante acessível com algumas ruas coloridas pelas gentes que aplaudiam a passagem, tanto dos que têm espírito competitivo, como dos mais amadores. Em várias povoações atiravam-nos água com mangueiras e incentivam-nos a pedalar. É uma ótima oportunidade de convívio e permite aos amantes da modalidades estar próximos de nós e até aproveitar para ir na nossa roda” disse Celina em tom de gracejo.

Começa a semana decisiva da Volta… 
Após a jornada de repouso, a 78ª Volta a Portugal Santander Totta regressa à estrada com uma das mais difíceis etapas dos últimos anos. Território de emocionantes discussões pelo título de “Rei da Volta” e “Rei dos Trepadores”, a Serra da Estrela será o cenário privilegiado da 6ª etapa que, partindo hoje de Belmonte, vai levar o pelotão a passar duas vezes pelo topo do território continental antes de chegar à Guarda.

O arranque da segunda metade da Volta, com quase 174km, é vincado sobretudo pela passagem na Covilhã e pela subida às Penhas da Saúde e à Torre, esta última caracterizada, como sempre, por uma contagem de Categoria Especial. Para compensar o esforço da subida, os corredores descem logo depois à Lagoa Comprida seguindo por Seia, de onde voltam a escalar a serra pelo Sabugueiro até passar novamente na Torre onde haverá uma segunda contagem de Montanha Especial. Sem tempo para recuperar energia, o trajeto seguirá depois na direção de Piornos e Manteigas, passando pela Albufeira da Barragem do Caldeirão antes de terminar na Guarda.

Informações 6ª etapa – 3 agosto: http://www.voltaportugal.pt/etapas/phps/etapa_home.php?etapa=6

loading...

Verifique também

nataçao

Campeonatos Nacionais de Natação / Open de Portugal

Este domingo, dia 25/09, às 17:50h, na RTP2, veja e reveja uma das provas mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *