Início / Snowboard

Snowboard

• O que é o Snowboard?Snowboard

O Snowboard ou Snowboarding é um desporto que consiste em equilibrar-se sobre uma prancha numa superfície com neve nas encostas de montanhas – como o Esqui.

A forma de praticar é idêntica ao Skate e ao Surf, mas numa superfície diferente.

 

• Equipamentos de Snowboard

A prancha usada deve ser proporcional ao corpo do atleta, deve ter o comprimento do chão até a altura do nariz. A prancha é lisa e não há rodas ou ferros na sua parte inferior. Usa-se a prancha prendendo-a aos pés e as pontas dianteiras e traseiras da prancha são ligeiramente curvadas para cima.

Uma vez que a neve dificulta o impulso da prancha, a única maneira de praticá-lo é descendo as encostas de montanhas. Há modalidades que incluem o uso de halfpipes compridas em declive (estruturas côncavas em formato de meio cilindro) e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se pode fazer várias manobras antes de se alcançar o chão.

O Snowboard é um desporto radical e muitas vezes perigoso, por isso são necessários equipamentos de protecção tais como:

> Roupas especiais;
> Óculos apropriados;
> Fixações para os pés.

Os equipamentos mais essenciais são o capacete e as luvas.

 

• Como Praticar

Numa primeira instância deve decidir qual o pé dianteiro que é colocado na prancha. Pessoas que põem o pé direito na frente são chamadas de goofy e as que põem o esquerdo são chamadas de regulares.

As pessoas que praticam skate ou surf, tendem a aprender mais rápido porque a técnica balancear o corpo ou jogar o peso para frente e para trás é a mesma.

As duas coisas que deve ter sempre em mente são:
> Manter-se nas pontas dos pés ou nos calcanhares e não deixar a prancha ficar completamente encostada no chão. Porque quando fica totalmente encostada no chão a prancha perde a estabilidade e a pessoa cai.

> Para travar, deve pôr o peso do corpo nos calcanhares, procedimento que faz a prancha parar. Cuidado para não exagerar no peso pois senão a prancha desliza e a pessoa também cai. No início é bastante difícil acertar a quantidade de peso que se deve colocar, mas com a prática encontra-se o ponto de equilíbrio.

Classificação das Pistas:
Geralmente na maiorias das estancias de Ski e Snowboard há quatro classificações para as pistas:

> Verde (para aprendizagem)
> Azul (para iniciantes)
> Vermelho (para intermediários)
> Preta (para experts)
> Laranja (muito rara e com perigo de morte)

O atleta deve escolher a pista de acordo com o grau de experiência e aptidão. Escolher uma pista que exige um grau de habilidade muito acima do seu, ou desrespeitar os sinais da pista, podem gerar sérios acidentes.

 

• História do Snowboard

Em 1965, Sherman Poppen (engenheiro de gases industriais) reparou que a sua filha tentava manter-se em pé em cima de um trenó, enquanto deslizava pela encosta de uma colina próxima de sua casa. E é a partir dessa fase que Sherman decide desenvolver essa ideia mais a fundo.

Na sua garagem pegou num par de Skis para crianças, aparafusando-os junto com dowels, que considerou funcionarem como «travões de pé». A sua filha Wendy levou o trenó para a colina e experimentou-o. As outras crianças, quando viram o que o pai dela fizera, pediram que ele lhes fizesse um igual e o engenheiro fez-lhes a vontade.

A mulher de Sherman Poppen fundiu as palavras «surfista» e «neve» inventando o Snurfer. Poppen começou a construir os seus Snurfers distribuindo-os através de lojas de artigos desportivos e de brinquedos vendendo milhões de unidades nos dez anos seguintes.

O Snurfer viria a inspirar os pioneiros do Snowboarding como Jake Burton Carpenter que desenvolveu novos modelos que levaram ao Snowboard moderno que actualmente é utilizado por milhões de pessoas.

Desde o início, o Snowboard progrediu de simples pranchas construídas em madeira, com extremidades de metal – para servirem de direcção – até à construção high tech, que os fabricantes andam há anos a aperfeiçoar até ao resultado actual com Snowboards estáveis e controláveis que têm melhor desempenho do que os esquis, especialmente na neve fofa ou quando esta se encontra muito batida.

Os primeiros modelos das pranchas de Snowboard usavam atacadores para os pés que não permitiam grande controlo. Hoje, os sistemas de fixação dos pés evoluíram imenso com botas próprias e forma de as fixar fáceis e rápidas de utilizar.

Deixe uma resposta