Início / Skate

Skate

• O que é o Skate?Skate

O skate é um desporto que nasceu na Califórnia (Estados Unidos). Este desporto consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha com quatro pequenas rodas e dois eixos.

O skate é considerado um desporto radical, dado seu aspecto criativo, cuja capacidade é avaliada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

Com o skate, executam-se manobras de vários graus de dificuldade. Em Portugal o praticante desta modalidade, chama-se skater.

 

• Modalidades do Skate

Street – Os praticantes utilizam a arquitectura da cidade, como os bancos, escadas, corrimãos e elementos do mobiliário urbano como obstáculos para executar suas manobras. É a modalidade mais popular do skate.

FreeStyle – O skater apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão sem obstáculos.

Half-Pipe – Modalidade Vertical praticada numa pista com curvas, com 3,40 m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização. A pista apresenta a forma de U e é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira.

Pool Riding – Modalidade Vertical praticada em piscinas vazias, que através das suas paredes arredondadas se transformam em verdadeiras pistas de skate.

Big Air – Modalidade Vertical criada por Danny Way pratica-se em obstáculos que reproduzem verdadeiramente o que os skaters de street fazem.

 

•História do Skate

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia estavam a ter um Verão de marés baixas e queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido uma década depois.

Por volta do ano 1975, um grupo de amigos revolucionou o skate, realizando manobras do surf sobre ele.

Em 1979, Alan Gelfand inventou o Flatground Ollie, uma manobra onde os skaters ultrapassam grandes obstáculos. A partir daí não se pratica street style sem o domínio do Flatground Ollie. Tom “Wally” Inouye também foi uma figura importante na história do skate na década de 1970, ele foi um dos primeiros skaters de piscina.

Outro revolucionário, na modalidade vertical, foi o mito Tony Hawk na década de 1980. Hawk inovou a maneira como os skaters devem enfrentar o half-pipe, ultrapassando os limites de criatividade e dificuldade de execução das manobras.

 

• Onde Praticar Skate

Em parques devidamente equipados.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *