Início / Notícias Desporto & Dança / Dança / Samba, uma Dança Latina!
samba

Samba, uma Dança Latina!

• O que é o Samba?

O samba é um género musical, do qual originou também um tipo de dança. Um estilo com raízes africanas, que surge no Brasil e é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.

Samba, de todas as suas características, destaca-se pela forma como a melodia é acompanhada, por pequenas frases melódicas.

 

• Como dançar Samba?

Para começar a sambar, primeiro é necessário aprender a marcar o tempo enquanto dança. Inicialmente pode fazê-lo em três tempos.

Uma forma de começar a sambar é marcar o primeiro tempo colocando o pé direito para trás, como se fosse pisar alguma coisa. Depois disso marque o tempo dois pisando com o pé esquerdo no lugar e em seguida com o pé direito também sem tirar do lugar. Continue a marcar o tempo dessa forma invertendo as posições do pé.

O pé esquerdo que está à frente vai para trás e o pé direito fica aonde estava anteriormente, marcando o tempo da mesma forma.

Com um pouco de prática pode começar a fazer os passos com facilidade e improvisar. Veja vídeos de samba, é possível perceber e fazer os passos com maior facilidade se seguir o primeiro nível de aprendizagem.

 

• História do Samba

Em meados do século XIX, a palavra “samba” definia diferentes tipos de música introduzidas pelos escravos africanos, sempre conduzida por diversos tipos de batuques, mas que assumiam características próprias em cada ponto do Brasil.

Existem algumas versões sobre a criação do termo “samba”. Uma delas afirma que a palavra Samba surge do termo “Zambra” ou “Zamba”, oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII. Uma outra diz a palavra Samba veio das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde “sam” significa “dar”, e “ba” “receber” ou “coisa que cai”.

Samba no Brasil foi a dança praticada pelos escravos que foram libertados. Consequentemente infiltrou-se na cultura brasileira, adquirindo um carácter totalmente singular nas primeiras décadas do século XX.

Considerada uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba transformou-se num símbolo de identidade nacional no Brasil. O samba de roda baiano, em 2005 tornou-se Património da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

A dança praticada pelos escravos baianos tornou-se num estilo de dança totalmente singular e criou o samba carioca urbano e carnavalesco.

 

• Onde Praticar Samba

Escolas de dança, Associações ou ginásios.

Verifique também

Estádio Universitário de Lisboa

Onde praticar desporto em Lisboa: Estádio Universitário

O Estádio Universitário de Lisboa é um espaço verde e desportivo localizado na Cidade Universitária …