Início / Rugby

Rugby

• O que o Rugby?Rugby

O Rugby é um desporto colectivo de grande contacto físico, com origem na Inglaterra.
O rugby é disputado por duas equipas de quinze jogadores, num jogo de duas partes de quarenta minutos. O relógio só pára quando algum jogador da 1ª linha necessita de cuidados médicos.

A popularidade deste desporto fez com que surgissem outras disciplinas na construção do jogo. A mais praticada é o Rugby Union, com 15 jogadores, em seguida está o League (com 13 jogadores) e a sua variação Olímpica o Seven (com 7 jogadores). Além destes tipos de Rugby, ainda há o rugby de praia, de toque (touch), em cadeira de rodas e subaquático.

 

• Como jogar Rugby

A equipa que conquistar o maior número de pontos vence o jogo. As equipas devem tentar transportar a bola para além da linha de golo dos adversários e apoiá-la contra o solo.

A bola para o jogo de Rugby é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado. Ela pode ser tratada de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. O comprimento varia de 28 cm a 30 cm, com uma circunferência total de 74 cm a 77 cm, as bolas menores podem ser utilizadas para jogadores mais novos.

O jogo realiza-se num campo de formato rectangular, com um comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. A superfície pode ser relvada, areia, barro, neve ou relva sintética.

 

• Pontuação

Ensaio ou Try (5 pontos) – É marcado quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão dentro da após a linha dos postes.

Conversão (2 pontos) – Sempre após o try, a equipa marcadora tem a possibilidade de chutar em direcção aos postes do ponto paralelo dentro do campo de jogo, na tentativa de fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária.

Pontapé de ressalto ou Drop goal (3 pontos) – Durante o jogo, um jogador pode chutar a bola para que esta passe por cima da trave e entre os postes da equipa adversária. O jogador deve obrigatoriamente fazer a bola tocar no chão e no retorno fazer um chuto imediato.

Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal (3 pontos) – Ao sofrer uma falta, a equipa pode optar por tentar fazer um chuto aos postes no local onde ocorreu a infracção.

 

•História do Rugby

Há quem diga que o Rugby surgiu através de uma jogada irregular do futebol, em que um jogador do colégio de Rugby em Inglaterra, de nome William Webb Ellis, pegou na bola do jogo com as mãos e seguiu com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

 

• Onde Praticar Rugby

Clubes ou associações desportivas.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *