Rosa Mota | Atletismo

Rosa Maria Correia dos Santos Mota é uma ex-atleta portuguesa campeã olímpica e mundial da maratona.

Começou a correr pelas vielas da Foz do Douro, não porque gostasse de o fazer mas sim porque tinha apenas medo do escuro.

Durante o liceu praticou natação e ciclismo, as suas modalidades preferidas, até que optou pelo atletismo simplesmente porque era a modalidade que envolvia menos custos.

Em 1974 entrou para o Futebol Clube da Foz, mantendo-se no clube durante três anos, mais tarde transferiu-se para o Futebol Clube do Porto, clube onde permaneceu até ter problemas de saúde, relacionados com asma de esforço. Após sair do Futebol Clube do Porto, conheceu o médico José Pedrosa, que se tornaria no seu treinador. A partir de 1981 começou a competir com a camisola do Clube de Atletismo do Porto, clube que representaria durante toda a sua carreira.

Venceu o Campeonato Europeu de Atletismo em 1982 em Atenas podes ter sido integrada numa prova onde claramente não era favorita à vitória. A partir desde momento o sucesso foi a palavra de ordem de Rosa Mota. A atleta portuguesa conquistou várias medalhas de ouro tanto em Campeonatos da Europa como do Mundo, chegando mesmo a vencer uma edição dos Jogos Olímpicos.

Rosa Mota revelou-se fulcral para o desenvolvimento do atletismo em Portugal, constituindo um verdadeiro marco para o fortalecimento do atletismo feminino no país.

Em 2004, a maratonista Rosa Mota promoveu a maior corrida feminina em Portugal, com um pelotão de cerca de dez mil mulheres ajudando a arrecadar fundos para combater o cancro da mama.

Rosa Mota é uma das personalidades mais populares do desporto em Portugal no século XX, juntamente com Eusébio, Carlos Lopes e Luís Figo.

rosa mota2

 

 

 

 

 

 

Principais medalhas:

1982 – Ouro no Campeonato Europeu de Atenas

1984 – Bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles

1986 – Ouro no Campeonato Europeu de Estugarda

1987 – Ouro no Campeonato do Mundo de Roma

1988 – Ouro nos Jogos Olímpicos de Seul

1990 – Ouro no Campeonato Europeu de Split

 

Data de Nascimento: nasceu a 29 de Junho de 1958

Peso: 45 kgs

Altura: 1,57 m

loading...

Verifique também

Kiyoshi Kobayashi - O pai do Judo Português

Kiyoshi Kobayashi – O pai do Judo Português

O mestre japonês Kiyoshi Kobayashi é considerado o “pai do judo português” O mestre Kiyoshi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *