RIO2016

Rio2016

Sobre o Rio2016

Mais de 10 mil atletas competem na primeira edição dos Jogos Olímpicos da América do Sul. A disputa pelas vagas, iniciada em 2014, está em andamento e será finalizada pouco antes do início dos Jogos, quando será confirmada a lista oficial de atletas.

A escolha do Rio Janeiro, como cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos em 2016, foi feita durante a 121ª Sessão do Comité Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhaga, na Dinamarca, no dia 2 de Outubro de 2009.

O evento ocorrerá este ano, entre os dias 5 e 21 de Agosto de 2016, e os Jogos Paralímpicos entre 7 e 18 de Setembro.

O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã e serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.

Modalidades presentes no RIO

Andebol
Atletismo
Badminton
Basquetebol
Boxe
Canoagemmodalidades
Ciclismo
Futebol
Ginástica
Golfe
Halterofilismo
Hipismo
Hóquei em campo
Judo
Lutas
Nado Sincronizado
Natação
Pentaplo
Pólo Aquático
Remo
Rugby (sevens)
Saltos Ornamentais
Taekwondo

 

Logótipo

No total, 139 agências de publicidade e design participaram no concurso para o Logo do Rio2016, mas só uma, a Tátil Design de Idéias, foi a vencedora. De acordo com os organizadores do COI, a prioridade era de que a marca fosse inovadora, que conseguisse manter-se actual até 2016 e projetasse o Rio e o Brasil para o exterior estando alinhada aos valores olímpicos. Jacques Rogge, presidente do COI, definiu a logomarca como “estática, inovadora e criativa”.  logo rio2016

O logótipo representa a união de três figuras humanas unidas pelas mãos e pés nas cores verde, amarelo e azul. O símbolo, que pela primeira vez na história é tridimensional, além de ser a primeira desde Turim 2006 que apresenta um símbolo da cidade sede, representa o acto de abraçar, cuja função é única na cultura brasileira, simbolizando a cultura acolhedora e receptiva do brasileiro e o morro do Pão de Açúcar, um dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro.

 

Mascotes

No dia 23 de Novembro de 2014 foram anunciados as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos durante o programa Fantástico, mascotes1da Rede Globo. O dos Jogos Olímpicos representam a fauna e flora brasileiras e é uma mistura de todos os animais, com a característica de se esticar o quanto quiser, saltar bem alto e imitar o som de qualquer animal. O Logo dos Jogos Paralímpicos é uma mistura de todas as plantas das florestas brasileiras, já que quem conhece os segredos da natureza sabe que com criatividade, inteligência e vontade pode chegar aonde quiser.

Uma votação popular pela internet definiu que o nomes das mascotes seria Vinicius e Tom,  homenageando os músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim, dois expoentes da bossa nova e autores de Garota de Ipanema.

 

11 Curiosidades do Rio2016

– Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México em 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne em 1956 e Sydney em 2000. O continente africano passa a ser o único a nunca ter recebido os Jogos.

– Na candidatura para cidade sede, o Rio de Janeiro orçamentou a organização dos Jogos em 7,2 biliões de euros. Hoje, esse mesmo valor já aumentou para mais de 9,2 biliões de euros.

– Rio de Janeiro preparou cerca 39 eventos-teste em Deodoro, Copacabana, Maracanã e Barra da Tijuca, locais da cidade que receberão as competições, para que em Agosto tudo corra nas máximas condições.

– Este ano, os Jogos Olímpicos vão ter 42 modalidades em disputa. As novidades foram a inclusão do rugby e do golfe e serão distribuídas no total 306 medalhas.

– Ao todo, são 10.500 atletas de 206 países que irão estar no Brasil a disputar medalhas.  Cerimónia de abertura london2012

– A última cerimónia de abertura, em Londres em 2012, alcançou uma incrível audiência global de 900 milhões de pessoas. Este ano espera-se um aumento, será possível?

– O torneio de futebol começa antes da cerimónia de abertura das Olimpíadas. Além disso, os jogos não vão acontecer somente no Rio de Janeiro. Mais quatro cidades diferentes vão ser palco das partidas: São Paulo, Salvador, Manaus e Belo Horizonte.

– A tocha olímpica passa pelas mãos de 10 mil carregadores durante um revezamento que leva 100 dias e percorre os 27 estados do Brasil.

– No total serão comercializados 7,5 milhões de ingressos, divididos em quatro categorias diferentes. O ingresso mais barato custa 10 euros e o mais caro vai custar 1100 euros.

– O Rio 2016 vai precisar produzir cerca 11 milhões de refeições e 34 mil camas.

– Mais de 130 mil pessoas vão trabalhar directamente na Rio 2016.

 

Site oficial do Rio2016:
https://www.rio2016.com/

Calendários:
https://www.rio2016.com/calendario-e-resultados

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *