Início / Rappel

Rappel

• O que é o Rappel?rappel

Rappel é uma palavra que em francês quer dizer “chamar” ou “recuperar” e foi usada para baptizar a técnica de descida por cordas.

É uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredes e muros livres bem como outros edifícios.

Trata-se de uma actividade criada a partir das técnicas de alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.

A actividade é praticada essencialmente em grupo onde cada um se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.

 

• Como praticar Rappel

O objectivo é dominar a gravidade: o desportista fica pendurado numa corda com um freio que controla a velocidade de queda. Quando quer parar de descer, prende a corda no freio – uma simples peça metálica em forma de 8 – e vai baixando calmamente. Fora isso, o equipamento básico é o mesmo do alpinismo: corda, mosquetão, cadeirinha, luva e capacete.

Quando os pés têm contacto com a parede, durante a descida, utilizam-se as técnicas de Rappel em Positivo. Já quando praticado em vãos livres, onde não há contacto dos pés com a parede, a técnica é de Rappel em Negativo.

 

• História do Rappel

A técnica do Rappel foi criada em 1879 por Jean Charlet-Stranton, Prosper Payot e Frederic Folliguet durante a conquista do Petit Dru, em França.

Por ser uma actividade de risco, eles viram-se obrigados a trocar as suas cordas de algodão, que muitas vezes não duravam e rompiam-se com facilidade, por equipamentos especializados e de maior resistência, surgindo assim algumas empresas pioneiras em materiais de exploração.

Até hoje, o Rappel é usado para salvamentos, resgates, e explorações, por ser a forma mais rápida de descer por obstáculos.

 

• Materiais Necessários

Mosquetão

É a peça que faz a ligação entre a cadeirinha e o freio. Feito de duralumínio uma mistura de alumínio e magnésio, um mosquetão não pesa mais de 100 gramas, mas suporta toneladas de peso. O mosquetão tem uma trava de segurança manejável com uma única mão, possibilitando que desportista se desprenda da corda em casos de emergência.

 

Freio

O mais comum é o que tem o formato de um 8. A corda desliza entre os elos e trava quando o praticante a puxa para perto de si. Se a pessoa soltar a corda, ela desce em queda livre. Se pressioná-la contra o freio, ela pára a descida.

 

Capacete

O capacete deve ser usado mesmo que não existam quedas de água ou risco de pedras deslizantes. Também é bom usar luvas para evitar queimaduras nas mãos pelo atrito com a corda.

 

Cadeirinha

É uma espécie de cinto que envolve as pernas e o quadril do praticante. Feita de nylon e poliéster, a cadeirinha serve para prender o corpo do praticante ao resto do equipamento. As mais modernas conseguem suportar até 500 quilos e têm revestimento de vinil, um tecido impermeável e ultra-resistente ao desgaste.

 

Corda

As cordas devem ser certificadas pela entidade competente. As cordas sem certificação, é difícil ter a noção de quanto peso elas aguentam.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *