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Prevenir e combater as lesões desportivas

Prevenir e combater as lesões desportivas

Muitos desportistas amadores ou profissionais têm problemas com as lesões desportivas que na maior parte das vezes podem ser evitadas

Elaborámos um artigo que explica o que são as lesões desportivas, como se podem evitar, quais as mais frequentes e a ainda a forma mais comum de recuperar das mesmas.

O que é uma lesão desportiva?

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Uma lesão desportiva é uma lesão, normalmente músculo-esquelética, contraída durante a prática desportiva.
Podem acontecer com maior frequência quando estão associadas aos seguintes factores:

  • Falta de preparação física como a escassez de treinos ou do aquecimento pré exercício
  • Desportos de contacto ou de maior nível de intensidade
  • Exercícios realizados de forma incorrecta e posturas corporais agressivas
  • Falta de repouso ou excesso de treino

Como evitar lesões?

como prevenir lesoes

 

 

 

 

 

 

  • Aquecer os músculos e articulações antes da prática dos exercícios
  • Treinar de forma consciente e responsável, conhecendo os limites do seu corpo
  • Recuperar das lesões a 100% de forma a não agravar e evitar novas lesões.
  • Usar o equipamento e vestuário de forma adequada à modalidade/exercício
  • Tomar atenção e cumprir as indicações dadas pelo profissional (se existir um), como o professor, personal trainer, preparador físico, etc.
  • Baixar o ritmo gradualmente no fim do exercício
  • Alongar no final dos treinos para a evitar o encurtamento muscular e aliviar as tensões.

 

Quais as 5 lesões mais comuns do desporto?

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  • Cãibras – Definidas como contracções musculares intensas de um músculo. Costumam acontecer após um exercício físico extenuante, duram alguns segundos e desaparecem subitamente. A cãibra é uma contração parcialmente involuntária e dolorosa dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece. Ou seja, é muito comum a cãibra surgir durante ou após a prática de exercícios físicos dando sinais de que é preciso repor os níveis de água e sais minerais, como o potássio e o sódio.
  • Estiramento e distensão muscular – resultado de uma lesão tanto no músculo como no tendão. A distensão pode ser um simples estiramento, desde uma pequena ruptura de fibras musculares a um rompimento parcial ou completo na junção músculo-tendão. Ocorre devido a um esforço extremo e deve ser totalmente recuperada para não agravar ainda mais a lesão.
  • Contusão – Resultado de um forte impacto e que pode causar uma lesão nos tecidos moles da superfície, nos músculos, nos tendões ou ligamentos articulares. Esta lesão aparece como uma equimose (sangue aglomerado ao redor da lesão que marca a pele). A maioria das contusões não são graves e respondem muito bem a descanso, aplicação de gelo, compressão e elevação a área lesada.
  • Fracturas de stress – lesão óssea que ocorre quando o osso é sujeito a utilização excessiva. Nesta altura podem ocorrer pequenas fissuras no osso, não havendo uma fractura completa no osso, nem desvio do osso fracturado. Na maioria dos casos, as fracturas ocorrem devido a uma sobrecarga no osso, provocadas pela mudança de plano de treino, para um treino mais intenso, ou começo da prática desportiva sem a orientação correcta e em condições inapropriadas.
  • Entorse e ruptura de ligamento – Provocadas por uma excessiva distensão dos ligamentos e das restantes estruturas que garantem a estabilidade da articulação, originada por movimentos bruscos, traumatismos, uma má colocação do pé ou um simples tropeçar que force a articulação a um movimento para o qual não está habilitada.

 

Tratamento

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O tratamento de todas as lesões desportivas consiste muitas vezes no repouso, na aplicação de gelo, na compressão e na elevação. A parte lesionada é colocada em repouso, para que sejam minimizado o sangramento interno e o edema e também para se evitar o agravamento da lesão. O gelo produz constrição dos vasos sanguíneos, ajudando a limitar a inflamação e a reduzir a dor. Lesões mais complicadas têm de ser vistas por especialistas.

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