Início / Desporto / Desportos Radicais / Salvar a Praia de São Torpes
praia de são torpes

Salvar a Praia de São Torpes

A luta pela preservação de São Torpes conheceu no passado sábado mais um passo muito importante, com várias dezenas de manifestantes a comparecerem na praia de São Torpes, no concelho de Sines, para dar voz à defesa de um património de todos.
Os surfistas juntaram as suas pranchas com a mensagem “Salvar São Torpes”, e de seguida remaram para o mar onde se formou um círculo humano para alertar a opinião pública sobre esta matéria.

Em causa está a possível extensão do Terminal XXI de contentores do porto comercial. “Se o surf é importante para desenvolver o país, então é importante preservar o ambiente”, explicou o presidente da Associação SOS – Salvem o Surf, Pedro Bicudo, aos jornalistas presentes.
Com o possível avanço do terminal para sul existe o real perigo de tornar a praia irreconhecível e afetar a qualidade das ondas e naturalmente o negócio das escolas de surf.
Segundo os responsáveis pelo protesto, já em 2012 a praia de São Torpes e o surf foram afetados com a “construção e primeira ampliação”.

Há pouco tempo surgiu uma boa novidade, com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve a anunciar que a concessionária do Terminal XXI, a PSA Sines, adiou a terceira fase de expansão, ainda que não tenha desistido totalmente da ideia. O parecer da Agência Portuguesa do Ambiente sobre a avaliação do impacte ambiental era aguardada até dia 20 de janeiro, mas até à data ainda nada veio a público. Espera-se que ainda durante este primeiro trimestre venha a ser emitido.

in surftotal.com

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *