Início / Notícias Desporto & Dança / Provas e Resultados / Portugal nos Jogos do Mediterrâneo em 2017
Portugal nos Jogos do Mediterrâneo em 2017

Portugal nos Jogos do Mediterrâneo em 2017

A participação nos Jogos do Mediterrâneo é um objetivo que Portugal tem perseguido há várias décadas

Portugal irá participar, pela primeira vez na sua história, nos Jogos do Mediterrâneo, na 18ª edição deste evento desportivo que reúne países mediterrânicos e em que Portugal passará a ser o 25º país a integrar o leque de nações participantes. A próxima edição terá lugar em 2017 em Tarragona (Espanha).

Contrariamente à notícia publicada pela Agência Lusa,  reproduzida em vários órgãos de comunicação social nacionais, esta decisão não foi tomada em Assembleia Geral do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM), mas sim através de uma consulta do CIJM aos seus membros, após a candidatura oficial do Comité Olímpico de Portugal ter sido aceite pela direção do CIJM no início de abril. Esta decisão será ratificada em Assembleia Geral do CIJM que se realiza durante a edição dos Jogos do Mediterrâneo de Tarragona, a decorrer entre 30 de junho a 9 de julho de 2017. Contudo, por forma a viabilizar a participação portuguesa na 18ª edição do Jogos a consulta foi feita de imediato tornando assim possível a presença de uma comitiva portuguesa já em Tarragona.

A participação nos Jogos do Mediterrâneo é um objetivo que Portugal tem perseguido há várias décadas, e que a atual Comissão Executiva do COP vê agora concretizado após aprovação do processo formal de candidatura submetido ao CIJM. Ao contrário do que a referida notícia publicada pela Agência Lusa pode dar a entender, a única instituição responsável pela participação portuguesa nos Jogos do Mediterrâneo é o Comité Olímpico de Portugal, que não só preparou a proposta que garantiu a sua integração nestes Jogos, como encetou as diligências diplomáticas junto do COI e do CIJM, e será a entidade responsável pela organização de toda a Missão desportiva.

Neste sentido, o COP estranha que entidades desportivas totalmente alheias a este processo, e seus representantes,  tenham publicamente pronunciado e comentado as incidências de um tema com o qual não têm qualquer relação ou responsabilidade institucional,  emitindo opiniões sobre questões desportivas de uma Missão a um evento multidesportivo, organizado por uma entidade sob a égide do Comité Olímpico Internacional,  e a cargo dos Comités Olímpicos Nacionais dos países participantes.

Site do evento: http://www.tarragona2017.cat/en/

Fonte: http://comiteolimpicoportugal.pt/

Verifique também

Melhorar o sono através da alimentação

Melhorar o sono através da alimentação

Aquilo que comemos influencia directamente o sono. A insónia é o distúrbio do sono mais …