Início / Patinagem Artística no Gelo

Patinagem Artística no Gelo

• O que é a Patinagem Artística no Gelo?Patinagem Artística no Gelo

A Patinagem Artística no Gelo é um desporto comum em países de clima frio, praticado em pistas de gelo.

É uma modalidade Olímpica oficialmente desde 1924.

 

• Disciplinas da Patinagem Artística no Gelo

 

Patinagem Individual

Os Patinadores competem individualmente. Realizam os saltos, piruetas, sequências de passos, giros, e outros elementos incluídos na sua coreografia previamente treinada.

Patinagem de Duplas

Equipas formadas por uma Mulher e por um Homem. A competição de duplas apresenta movimentos similares a apresentação individual, adicionando movimentos que só podem ser executados em dupla.

Dança no Gelo

São formadas equipas formadas por uma Mulher e por um Homem. Nesta categoria, a dupla de Patinadores é avaliada principalmente pela coreografia de dança desenvolvida. Não são permitidos saltos, piruetas ou elevações sobre as cabeças, formando uma modalidade puramente artística.

 

• Como Praticar Patinagem Artística no Gelo

São necessários patins próprios para patinar numa pista de gelo, o Atleta equilibra-se em cima dos patins e executa diversas acrobacias.

Inicialmente pode ser difícil manter o equilíbrio, mas é ultrapassado com algum treino e por começar a aprender os Principais Movimentos da Patinagem Artística.

 

• História da Patinagem Artística no Gelo

A patinagem no gelo teve origem na Europa. Inicialmente, patinava-se numa placa de maneira, utilizada para atravessar os lagos e canais congelados do frio do Inverno.

Mais tarde, após ser descoberta como forma de divertimento, os Patinadores mais brincalhões começaram a fazer desenhos no gelo com as lâminas dos patins e começaram a ser realizados desafios.

Assim surge o nome pela qual esta modalidade é conhecida: Patinagem Artística no Gelo.

Deixe uma resposta