Início / Destaques / Os três tipos de dores de cabeça
Os três tipos de dores de cabeça

Os três tipos de dores de cabeça

As dores de cabeça estão entre os problemas de saúde mais comuns. Estima-se que pelo menos 40% das pessoas sofrem pelo menos de uma dor aguda na região por ano.

Uma dor de cabeça pode ser ligeira e latente ou forte e focalizada e as causas podem derivar da ingestão de álcool e alimentos, outros problemas de saúde e principalmente de momentos de tensão.
Existem três tipos de dores de cabeça: enxaqueca, cefaleia tensional e cefaleia em salvas, cada uma com as suas causas e sintomas distintos.

Vamos agora diferenciar os três tipos de dor de cabeça:

Enxaquecas

enxaqueca

 

 

 

 

 

As enxaquecas são restritas a um lado da cabeça e pioram com o tempo. É comum haver dor na parte de trás dos olhos e da cabeça. A maior parte das pessoas que sofre com enxaquecas têm maior sensibilidade ao som, luz e têm náuseas e vómitos.

As enxaquecas podem durar algumas horas a vários dias, em crises que ocorrem uma ou duas vezes por ano nalgumas pessoas e até várias vezes por mês, noutras.
São desencadeadas através de factores que variam de pessoa para pessoa, em que os mais comuns são o stress, sono prolongado, jejum, traumas cranianos, ingestão de alguns alimentos (exemplo: chocolate, leite, laranja ou comidas gordurosas), uso de medicamentos vasodilatadores e exposição a ruídos e odores fortes.

As crises leves se resolvem com sono e repouso, enquanto que as moderadas e graves são tratadas com medicamentos específicos.

 

Cefaleias de tensão

cefaleia

 

 

 

 

 

As dores de cabeça tensionais ou cefaleias de tensão são um dos tipos de dor de cabeça mais frequentes. São causadas por uma contracção dos músculos do pescoço e do couro cabeludo. Esta contração muscular pode ser provocada por uma variedade de factores físicos ou ambientais, incluindo rigidez muscular nos ombros e pescoço devido a uma má postura quando está sentado, stress ou falta de sono.

As dores de cabeça tensionais resultam em dor e pressão leves a moderadas que podem ter início na parte de trás da cabeça/pescoço até à parte da frente ou vice-versa. Estas dores de cabeça são sentidas da mesma forma em ambos os lados da cabeça e podem ser acompanhadas por dor no pescoço ou ombros. A duração destas dores pode ter qualquer duração e geralmente não são perigosas para a sua saúde.

Está associada a ansiedade, depressão, alterações emocionais, stresse e tensão e normalmente são indicados analgésicos comuns ou anti-inflamatórios, conforme o caso, para tratamento.

 

Cefaleias em salvas

salvas

 

 

 

 

 

As cefaleias em salvas provocam a dor mais intensa de todas as dores de cabeça, geralmente descritas como torturantes e com sensações de ardor e queimaduras associadas. Estas dorem surgem rapidamente de um lado da cabeça, em redor e por trás do olho, aumentando de intensidade e podendo durar entre 30 minutos e duas horas.

Não se sabe bem a origem destas dores ou o que as provoca. Este tipo de dor não se refere ao local mas sim ao agrupamento das crises ao longo do tempo, sendo essa a principal diferença entre cefaleias em salvas e enxaquecas ou dores de cabeça tensionais. As pessoas podem ter entre uma e três cefaleias em salvas por dia durante várias semanas ou meses e as crises podem parar por completo e apenas regressar mais tarde.

Os principais sintomas incluem inchaço e vermelhão nos olhos, lacrimejar, congestão e corrimento nasal apenas no lado da cabeça que é afetado. Os médicos indicam sublinguais, injetáveis e até o uso de oxigênio.

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *