Início / DESPORTO E DANÇA / Dança / Dança do Ventre / O que é e como surgiu a Dança do Ventre?
O que é e como surgiu a Dança do Ventre

O que é e como surgiu a Dança do Ventre?

Originalmente o nome da Dança do Ventre era Racks el Sharqi, cujo significado do árabe é Dança do Leste, mais tarde foi traduzido pelos franceses como Danse du Ventre e pelos norte-americanos como Belly Dance

A dança de ventre é uma famosa dança praticada em diversas regiões do Médio Oriente e do Sul Asiático.

De origem primitiva e nebulosa, datada entre 7000 e 5000 ac, a Dança do Ventre tem movimentos aliados a músicas e com uma sinuosidade semelhante a uma serpente. A dança foi registada no Antigo Egito, Babilónia, Mesopotâmia, Pérsia e Grécia, e tinha o objectivo de preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas para se tornarem mães. Mais tarde com a invasão dos árabes, a dança foi espalhada pelo mundo inteiro.

É composta por uma série de movimentos vibrantes e de impacto, com ondulações e rotações que envolvem o corpo como um todo. Actualmente ganhou aspectos sensuais exóticos, sendo excluída de alguns países árabes de atitude conservadora.

A dança de ventre, até onde se sabe, remonta a tempos ancestrais. Há registos em cavernas de mulheres a dançar com o ventre à mostra, enquanto os homens dançavam para obter favores da Natureza, como chuva e caça, tornando-se assim a dança feminina mais antiga de que se tem notícia.

O conceito da dança foi mudando ao longo dos tempos, antes era mais religiosa, baseada em rituais sagrados de homenagens a deusas, agora as características mais evidentes que tem são as artísticas, profissional e culturais.

Antigamente era uma dança improvisada que surgia de acordo com os sentimentos, criatividade e reverência no momento de sua execução, hoje também existem as coreografias, normalmente adequadas ao local ou ao tipo de apresentação dos eventos.

Hoje em dia tem surgido um aumento de interesse por esta dança em países como o Portugal, Espanha, Brasil e EUA.

loading...

Verifique também

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *