Início / Destaques / O que é a Nutrição Funcional?
O que é a Nutrição Funcional?

O que é a Nutrição Funcional?

A Nutrição Funcional engloba os conhecimentos das Ciências da Nutrição e Alimentação, com o reconhecimento de que cada pessoa é única.

A Nutrição Funcional é preventiva, personalizada e procura as causas para as ajudar a ultrapassar doenças ou para preveni-las, tendo em conta as ferramenta os alimentos e os nutrientes.

Este tipo de nutrição actua no tratamento e acima de tudo na prevenção, fortalecendo os sistemas do nosso organismo para que funcionem correctamente. O objectivo é garantir a plenitude do bem-estar do indivíduo.

Para cada pessoa é estabelecida uma prescrição alimentar e estilo de vida personalizados, de forma a proporcionar uma maior capacidade de restaurar e optimizar o funcionamento interno do organismo humano.

Baseia-se em 3 princípios:

Não há duas pessoas iguais

A genética é única e envolvida numa alimentação e meio ambiente personalizado, o que determinará uma nutrição muito própria a cada individuo. Resumindo, não há duas pessoas iguais, sendo que cada uma deverá ter o seu próprio plano alimentar.

Centrada no paciente

O tratamento é direccionado ao paciente e não à doença, ao oposto da medicina tradicional.

Equilíbrio nutricional:

Fundamental haver uma oferta de nutrientes de forma equilibrada, sem grandes quantidades de um específico, para não desregular o organismo.

A nutrição funcional trabalha com base na interacção dos sistemas do corpo humano, quer sejam relacionados com os aspectos emocionais, cognitivos ou fisiológicos.

Verifique também

Perguntas e respostas frequentes sobre alimentação saudável

Como se deve alimentar para praticar exercício físico? Quais os perigos de praticar atividade física …