Início / Modalidades / Ténis de Mesa

Ténis de Mesa

O que é o Ténis de Mesa?tenisdemesa baku
O ténis-de-mesa é actualmente um desporto olímpico e foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping-pong, até se tornar uma marca registada, como tal mudou-se o nome na Europa para ténis de mesa, sendo o nome ping-pong actualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos desportos mais populares do mundo em termos de número de jogadores.

O ténis de mesa é conhecido como sendo o desporto com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o desporto de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.

 

Como se Joga?
O ténis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. A jogada começa com um serviço em que a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador adversário ganha o ponto. Vence o jogador que conseguir ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.
Os jogos de ténis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dois contra dois (duplas).

 

Clubes da Primeira Liga Portuguesa:

GDSR Toledos
Sporting CP
GDCS Juncal
ADC Ponta do Pargo
CD São Roque
AR Novelense
SL Benfica
GDCAAA Guilhabreu

 

Jogadores da Selecção Nacional:

Ana Cristina Neves
Leila Oliveira
Fu Yu

João Geraldo
Marcos Freitas
Tiago Apolónia

 

História:
O Ténis de Mesa tem origem em desportos praticados na Grécia Antiga, mas o formato actual foi criado na Inglaterra, em 1870.
Este desporto nasceu num dia chuvoso, num clube de ténis, em que se utilizou material totalmente improvisado: tampas de madeira das caixas de charutos utilizadas como raquetes e rolhas de cortiça arredondadas utilizadas como bolam na superfície de uma mesa de bilhar, dividida por livros que formavam a “rede”. Os estudantes universitários adotaram rapidamente o jogo de salão e divulgaram-no por todo o território das Ilhas Britânicas.

A modalidade encontrou adeptos e atravessou fronteiras. Em 1891, o norte-americano James Gibbs, famoso atleta e fundador da American Athletic Association, improvisou um material que consistia em uma rede fixa a dois pequenos postes sobre uma superfície de madeira elevada do chão. Com esse material, Gibbs criou um jogo disputado a 21 pontos utilizando bolas de borracha. Pouco tempo depois, Gibbs substituiu as bolas de borracha por umas pequenas bolas de celulóide encontradas à venda no mercado.

A invenção da raquete coberta por uma camada de borracha em ambos os lados é atribuída a E.C. Goode, um jogador inglês. Este jogador forrou a sua raquete com um pano de borracha similar ao utilizado pelos farmacêuticos para colocar em cima do balcão onde faziam a manipulação das fórmulas médicas. Graças a seu invento, Goode venceu inúmeros torneios.

 

Federação e Associações:

Federação Portuguesa de Ténis de Mesa – http://www.fptm.pt/
Associação de Ténis de Mesa da Madeira – www.atmmadeira.com
Associação de Ténis de Mesa de Aveiro – atmaveiro.com
Associação de Ténis de Mesa de Setubal – atmsetubal.com
Associação de Ténis de Mesa do Porto – www.atmporto.com
Associação de Ténis de Mesa de Algarve – www.atmalgarve.com

 

Equipamento:

http://pt.sportsdirect.com/t%C3%A9nis-de-mesa/1loar/t%C3%A9nis-de-mesa-bolas-and-equipamento
http://www.patsport.com/shop/
http://www.topgim.com/catalog?category=31
https://www.sportzone.pt/desporto/mais-desportos/mais-desportos-raquete/tenis-mesa

 

Onde praticar:

Clubes e colectividades

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *