Início / Modalidades / Taekwondo

Taekwondo

O que é?Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial, uma das mais apreciadas do mundo e um dos poucos desportos de luta a ser uma modalidade olímpica.

Juntando a isto o facto de ser um desporto nacional e a arte marcial mais praticada no mundo, depressa nos apercebemos de que estamos perante um fenómeno, com uma popularidade crescente a cada dia que passa.

O Taekwondo é uma arte marcial coreana com uma forte ênfase nos pontapés. Foi desenvolvido durante os anos 1940 e 1950 por vários artistas marciais coreanas, como uma combinação de Karate Shotokan, karate Shudokan, Karate shito-ryu, artes marciais chinesas, e as tradições indígenas do taekkyeon, gwonbeop e subak.

 

Como praticar Taekwondo?

A sala onde se pratica o Taekwondo chama-se dojang, o aluno de taekwondo é chamado de Jeja e o instrutor é chamado de Kyosa Nim. O Jeja deve ter sempre a mente aberta e atitude positiva.

É fundamental treinar regularmente, para melhorar os índices de força, flexibilidade, boa forma, robustez mental e autoconfiança.

Os níveis de habilidade nas artes marciais são expressos pela cor da faixa do aluno. Para passar de uma faixa para o próximo nível ou grau, o aluno deve realizar um teste no qual será avaliado quanto aos padrões do Taekwondo, à luta, à autodefesa, à quebra de placas, boa forma física, etiqueta e espírito.

 

Percurso dos praticantes:

A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e em dans.

Existem 10 gubs, cada uma com uma faixa colorida (cada faixa tem o seu significado) em ordem decrescente, quanto menor o gub, maior será o seu desenvolvimento da humildade.

Existem também 10 dans correspondendo a graduação de faixa preta, em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.

 

No estilo WTF, as cores das faixas são as seguintes:

Gubs:

Branca

Marfim

Amarela

Dourada

Verde

Verde com ponteira azul

Azul

Laranja

Roxo

Vermelha

Dans:

Preta

 

Condições de vitória:

Por Knock-Out

O Árbitro pára o combate

Resultado final

Margem de pontos: no final do segundo round ou a qualquer altura no round final

Morte Súbita

Superioridade

Desistência

Desqualificação Decisão punitiva do Árbitro central

 

Principais Atletas Portugueses:

Rui Bragança

 

História

Apesar das suas raízes poderem ser rastreadas até á antiga Coreia, é um fato histórico que Taekwondo é uma arte organizada relativamente recente.

No início dos anos de 1900 a arte evoluiu com a introdução de técnicas chinesas e japonesas, uma prática que causou algumas opiniões negativas, visto que essas influências não demonstravam o poder do pontapé na arte do Taekwondo, nem dos seus valores tradicionais.

Naquela época coreano Choi Hong Hi Geral organizou um movimento para unificar vários estilos de artes marciais da Coreia do (chamado Kwans) e apresentou o nome de “Taekwondo” a um comité especialmente formado para seleccionar um nome para a nova arte, até que no dia 11 de Abril de 1955, Taekwondo foi reconhecido como o nome oficial para a arte marcial coreana.

Na década de 1960 Taekwondo começou-se a espalhar internacionalmente, evoluindo ao longo do final de 1900 (juntamente com a maioria das artes marciais).

Taekwondo é actualmente a arte marcial mais popular na Coreia e está entre as artes marciais mais populares da América e do Mundo.

 

Clubes e Associações:

Federação Portuguesa de Taekwondo – fptkd.com/Taekwondo/

ATDP Associação Taekwondo Porto – taekwondoporto.blogspot.com/

Localização de Clubes da Associação Taekwondo do Porto – http://taekwondoporto.blogspot.pt/2013/01/localizacao-de-clubes-da-associacao.html

Associação de Taekwondo de Lisboa – www.atlisboa.pt

Taekwondo Clube Santo António dos Cavaleiros  – www.taekwondosac.pt

Clube Taekwondo Portimão – www.tkdportimao.com

Associação de Taekwondo do Distrito de Setúbal – www.atds.pt

 

Equipamento:

http://www.roninwear.pt/equipamento-taekwondo-c-327_349_423.html

http://portuguese.alibaba.com/goods/taekwondo-training-equipment.html

http://www.domyos.pt/taekwondo-idfam3056

http://www.decathlon.pt/C-1361392-taekwondo

 

Onde Praticar:

Colectividades e Clubes

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *