Padel

• O que é o Padel

padel O Padel é um desporto de raquetes, jogado a pares.

O campo é rectangular, totalmente fechado, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. Nos topos e em parte das laterais tem uma superfície em vidro ou em alvenaria. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso. É um desporto parecido ao ténis com a particularidade de ter o campo fechado e não haver provas individuais.

É difícil encontrar um desporto de equipa como o Padel que tenha tantos adeptos de ambos os sexos e com uma abrangência etária tão grande (dos 5/6 anos aos 80). Esta é uma das características mais interessantes do desporto, que muitas vezes é jogado em família. A facilidade de aprendizagem é outra das vantagens, sendo possível trocar bolas e disputar pontos desde a primeira experiência.

• Como praticar Padel

Para começar é preciso ter raquete, bolas, equipamento normal para desporto, um parceiro e uma dupla adversária. A raquete e as bolas podem ser compradas numa loja especializada, numa grande superfície ou numa loja online. Os preços das raquetes oscilam entre os 20 e os 300 Euros. Uma lata de 3 bolas custa cerca de 4 euros e o aluguer do campo cerca de 20 Euros/hora. Depois é preciso escolher um dos campos nas proximidades.

Regras:

O serviço é feito por baixo e não pode ser feito acima da cintura.

No serviço a bola deve bater primeiro no chão atrás da linha de fundo. Deve ser cruzado, passar a rede e acertar dentro da zona de recepção do campo do adversário.

Após o serviço e passada a rede, se a bola bater no campo contrário e tocar na rede metálica que limita o campo antes do segundo ressalto, é considerada falta.

A pontuação é igual à do ténis, ou seja, para ganhar um jogo é preciso ganhar quatro pontos seguidos (i.e 15-0, 30-0, 40-0 e jogo).

O jogador que responde não pode responder directamente em vólei.

É permitido aos jogadores sair do campo e devolver a bola enquanto não ocorrer o seu segundo ressalto.

• História do Padel

O Padel em Portugal aparece em 2001 vindo de Espanha, mas sem que a modalidade tenha conseguido grande desenvolvimento nos primeiros anos.

Importante foi a organização do Campeonato da Europa de 2008 no Clube de Ténis do Estoril, em que Portugal conseguiu atingir a sua melhor classificação, 3.º lugar. A partir dessa data há uma explosão de campos a abrir em clubes de ténis e resorts, com isto começa-se a abrir campos no Porto, Guimarães, Alentejo, Madeira, entre outras cidades, o que faz com que comece a haver mais praticantes espalhados por todo o país.

Em 2012 estima-se que haja cerca de 3000 a 5000 praticantes ocasionais e regulares e mais de 80 campos espalhados pelo país, dos quais metade em Lisboa. A partir desta data, fomentado pela constituição da Federação Portuguesa de Padel, a modalidade começa a ganhar expressão.

• Clubes e Associações

Federação Portuguesa de Padel
Clube VII
Clube Ténis do Estoril (Play Padel)
Padel Campo Grande
Clube de Ténis e Padel Bom Sucesso
PRORACKET SQUASH & PADEL
São João Ténis Clube
My Padel Center

• Equipamento (onde comprar)

Padel Mania
Sportzone
Smashinn
Sports Partner

• Onde praticar

Indoor Padel Center
Padel Campo Grande
Padel Indoor Corroios
Padel Benfica