Início / Modalidades / Futsal

Futsal

O que é o Futsal?Futsal

O Futsal é um desporto colectivo praticado num pavilhão e é composto por duas equipas, cada uma com cinco jogadores (um Guarda-redes e quatro jogadores de campo).

É um desporto que exige um grande esforço físico dado que não existem períodos em que um jogador que esteja em campo não esteja a correr e uma grande capacidade de concentração dado que é praticado num campo pequeno e onde uma falha de um dos elementos coloca logo em perigo a nossa baliza.

Como jogar Futsal?

Futsal, ou futebol de salão, é uma adaptação do futebol de campo para o pavilhão. Participam duas equipas com cinco jogadores cada, com uma bola menor, mais pesada e menos flexível que a do futebol tradicional. O futsal é disputado em campos de 24 a 42m de comprimento por 14 a 22m de largura. A bola pesa entre 410 e 500g e tem de 53 a 62cm de circunferência. As balizas medem três metros de largura por dois de altura, à frente das quais estão as áreas cujas linhas estão a quatro metros da linha de golo. O objectivo é o mesmo do futebol tradicional, que é marcar mais golos que o adversário, mas tem algumas regras exclusivas, como por exemplo: o arremesso lateral e o arremesso de canto são cobrados com os pés; após a quinta falta colectiva, a equipe infractora é punida com a cobrança de livre directo, sem barreira, do local onde foi cometida a falta; o atleta que cometer cinco faltas será desclassificado e o guarda-redes deve sempre repor a bola em jogo, com a mão ou com os pés, quatro segundos após defendê-la e de modo que não atravesse a linha central sem que primeiro toque o piso, ou um jogador. A partida tem a duração de quarenta minutos (dois tempos de vinte) para adultos e de trinta minutos (dois tempos de 15) para juvenis, sendo que o cronómetro pára quando a bola não está em jogo ou o jogo está parado.

Equipas da Primeira Liga Portuguesa:

Benfica
Braga
Sporting
SL Olivais
Fundão
Modicus
Burinhosa
Leões de Porto Salvo
Rio Ave
Belenenses
Boavista
Cascais

Jogadores da Selecção Nacional Portuguesa:

Mário Freitas.
Arnaldo.
Cardinal
Ricardinho.
Fábio Cecílio
Tiago Brito
Vítor Hugo
Bebé
Bruno Coelho.
André Sousa
Djô
João Matos
Paulinho
Pedro Cary.

História:

Existem duas versões para a origem do futsal. Na primeira versão diz-se que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, devido á grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres, então começaram a jogar as suas partidas nos campos de hóquei e basquete. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipa, mas pouco depois se estabeleceu que seriam 5 jogadores para cada equipa. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada, mas como saltavam muito e saiam frequentemente do terreno de jogo, decidiram baixar o seu tamanho e aumentar o seu peso. Por este facto o Futebol de Salão passou a ser chamado “o Desporto da Bola Pesada”
Na outra versão, o Futebol de Salão foi inventado em 1931 na Associação Cristã de Moços de Montevideu no Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo desporto de Futebol em Campo Fechado.
Entre os pioneiros, destaca-se em São Paulo o nome de Habib Maphuz, que muito trabalhou nos primórdios do Futebol de Salão no Brasil. O professor da ACM de São Paulo, Habib Maphuz no inicio dos anos cinquenta participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades desportivas, sendo uma delas o futebol jogado em pavilhões, tudo isto no âmbito interno da ACM Paulista.
Este mesmo professor fundou a 1ª Liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços e foi o 1º presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão. Foi colaborador de Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes para a elaboração do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão editada no mundo, em 1956.
Apesar das divergências, o que se conclui é que o Futebol de Salão, nasceu na Associação Cristã de Moços, na década de 30 em Montevideu ou na década de 40 em São Paulo.

Federação e Associações:

Federação Portuguesa de Futebol – http://www.fpf.pt/
Associação de Futebol de Lisboa – http://www.afl.pt/
Associação de Futebol do Porto – afporto.pt
Associação de Futebol de Aveiro – www.afaveiro.pt
Associação de Futebol de Coimbra – afcoimbra.fpf.pt
Associação de Futebol do Algarve – www.afalgarve.pt
Associação de Futebol da Madeira – afmadeira.fpf.pt

Equipamento:

http://www.lacatoni.pt/pt/loja-online/futebol-futsal
http://www.soloporteros.com/pt/equipamentos
www.sportzone.pt
http://www.decathlon.pt/
http://www.gamesandfun.pt/desportos-secccao-esq/material-de-treino-1

Onde praticar:

Campos públicos e em pavilhões de colectividades/clubes

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *