Início / Modalidades / Basquetebol

Basquetebol

• O que é o Basquetebol?Basquetebol

O basquetebol é um desporto colectivo, disputado entre duas equipas de 5 jogadores, tendo como objectivo principal passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades do campo. O basquetebol é praticado tanto num ginásio como ao ar livre.

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente “bola no cesto”. É um dos desportos mais populares do mundo.

 

• Como Jogar Basquetebol

O basquetebol pratica-se com uma bola, num campo rectangular e duas tabelas com cestos em cada extremidade do campo. As equipas são compostas por 5 jogadores (em campo) e 7 suplentes, as substituições podem ser feitas em qualquer altura do jogo mediante aviso prévio.

A bola é sempre jogada com a mão e o jogo começa no centro do campo com o lançamento de bola ao ar, pelo árbitro, com dois jogadores adversários.

Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um colega de equipa.

O jogo de Basquetebol tem 4 períodos de 10 minutos, sendo que na MBA são de 12 minutos, e o cronómetro pára sempre que há uma interrupção no jogo.

Um cesto é válido quando a bola entra pela parte superior do aro. Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo assim 3 pontos); um cesto de lançamento livre vale 1 ponto.

Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Excepto em torneios que o regulamento obrigue a mais do que uma mão e todos os clubes de possíveis torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos particulares, após o terminar o tempo regulamentar se ambas as equipas concordarem podem dar a partida por terminada.

 

• Clubes da Primeira Liga Portuguesa

Benfica
Vitória
Barcelos
Ovarense
Lusitânia
Alges
Madeira
Oliveirense
Maia
Galitos
Sampaense

 

• Atletas da Selecção Nacional Portuguesa

Miguel Queiroz
Augusto Sobrinho
Nuno Oliveira
Pedro Belo
José Silva
João Guerreiro
João Balseiro
Pedro Pinto
Tomás Barroso
João Soares
Cláudio Fonseca
Fábio Lima
Daniel Relvão

 

• História do Basquetebol

O basquetebol é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadiano James Naismith.

Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadiano James Naismith, do Springfield College em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa do Director: criar um desporto que os alunos pudessem praticar num local fechado, pois Inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.

James Naismith descartou jogos que utilizasse os pés ou com muito contacto físico, para evitar que se tornasse violento devido às características de um local fechado e com piso de madeira.

Após estas condições estabelecidas, James escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 3,05 metros (altura que se mantém até hoje), o campo tinha, aproximadamente, metade do tamanho do actual.

Desde 1936 que o Basquetebol é uma modalidade Olímpica, entrou nos Jogos Olímpicos de Verão em Berlim.

Em Portugal a introdução do basquetebol aconteceu em 1913, pelo professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que exerceu a sua actividade em Lisboa durante 12 anos.

A primeira competição realizou-se em 1922, entre Lisboa, Porto e Coimbra, sendo esta última a vencedora. Cinco anos mais tarde, a 17 de Agosto de 1927 foi fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), na cidade do Porto.

O primeiro Campeonato Português de Basquetebol foi disputado em 1932/1933, e o vencedor foi o Sport Clube Conimbricense.
A 18 de Junho de 1932 é fundada a Federação Internacional de Basquetebol, sendo Portugal um dos oito países fundadores.
O primeiro encontro de basquetebol feminino ocorre em 1934. Nesse mesmo ano a FPB passa a sua sede para Lisboa, por intervenção da Confederação Portuguesa de Desportos.

Hoje em dia, o basquetebol é o segundo desporto com mais praticantes em Portugal, conta com 25.550 atletas federados.

 

• Federação e Associações

Federação Portuguesa de Basquetebol – www.fpb.pt/
Associação de Basquetebol de Lisboa – http://www.ablisboa.pt/
Associação de Basquetebol de Braga – http://www.sportingpulse.com/assoc_page.cgi?client=1-10201-0-0-0
Associação de Basquetebol de Aveiro – http://www.abaveiro.pt/
Associação de Basquetebol do Porto – http://www.abp.pt/index.php
Associação de Basquetebol de Coimbra – http://basquetebolcoimbra.blogspot.pt/

 

• Equipamento

http://pt.sportsdirect.com/basketball/basketball-hoops
http://planetabasketstore.com/?lc=4
http://www.fmbdesporto.pt/index.php?zona=ctlg&fam=34
http://www.lacatoni.pt/pt/loja-online/basquetebol
http://www.topgim.com/products/1024-equipamento-de-basquetebol
http://www.sportspartner.pt/?c=40&sgg=00005
http://www.spidora.pt/index.php

 

• Onde Praticar Basquetebol

Campos exteriores devidamente equipados ou Pavilhões Desportivos.

Deixe uma resposta