Início / Mergulho

Mergulho

Mergulho | Especial Verão

• O que é o Mergulho?

O mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina, onde se utiliza ou não equipamentos especiais.

 

• Tipo de Mergulho

Existem três tipos de mergulho: livre, autónomo e o dependente ou semi-autónomo.

O mergulho livre ou de apneia é a modalidade em que o mergulhador não usa equipamentos para respiração subaquática.

No mergulho autónomo o mergulhador é auxiliado por equipamentos que carrega consigo, que lhe permitem respirar debaixo de água.

Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, sendo a alimentação feita a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira.

 

• História do Mergulho

O padre italiano Giovanni Alfonso Borelli foi o primeiro homem a mergulhar com segurança e conforto. O seu bem-sucedido passeio subaquático, em 1679, contou com um fato impermeável feito de couro. O grande objectivo era reduzir o frio, uma das grandes dores de cabeça dos mergulhadores.

Aristóteles, o notável filósofo da Grécia antiga, narrou a descida de Alexandre, o Grande, num mergulho primitivo para observar a vida marinha.

No ano de 1899, o francês Besnoit Rouquayrol patenteou o primeiro aparelho de respiração autónoma. Mas faltava uma válvula de alta pressão. Sem ela, não havia forma de equilibrar as altas pressões existentes no fundo do mar. A solução foi encontrada pelo francês Jacques-Yves Cousteau, em 1943.

• Onde Praticar Mergulho

Em praias vigiadas.

Deixe uma resposta