Início / Destaques / Melhorar o sono através da alimentação
Melhorar o sono através da alimentação

Melhorar o sono através da alimentação

Aquilo que comemos influencia directamente o sono. A insónia é o distúrbio do sono mais comum entre a população e pode ser contornado com algumas alterações nos hábitos alimentares

A alimentação tem um papel principal em vidas saudáveis e principalmente para fazer dormir melhor no dia-a-dia. Da mesma forma que existe comida e alimentos que servem como estimulantes e que devem ser evitados(cafeína, coca-cola, álcool…) por quem sofre de stress, ansiedade ou insónias, também existe vários tipos de alimentos e comida que o ajudam a relaxar a melhorar o seu humor e estados de ânimo através de um alimentação cuidada e consciente.

Além do exercício físico e outras terapias, está comprovado que existe uma grande relação entre a alimentação e o bem-estar. Alimentos como açucares refinados, doces e batatas fritas criam por vezes uma satisfação imediata e aumentam a adrenalina corporal que se pode tornar catastrófica quando o objectivo é provocar o bem-estar e equilibro que nos leve a acalmar o organismo e a dormir melhor durante a noite. Flutuações do açúcar no sangue estão também associados a diferentes estados de espírito e energia, sendo assim torna-se importante ser consciente e adoptar uma alimentação saudável que equilibre o corpo e a alma, para se sentir bem todos os dias.

Alguns alimentos que deve incluir na sua dieta para melhorar o seu sono:

– Leite e iogurtes (de preferência magros)

– Bananas

– Nozes e amêndoas

– Aveia

Alimentos que deve evitar:

– Café ou chá preto

– Refrigerantes

– Álcool

– Refeições ricas em gorduras ou hidratos de carbono

– Alimentos ricos em açúcar

Verifique também

Perguntas e respostas frequentes sobre alimentação saudável

Como se deve alimentar para praticar exercício físico? Quais os perigos de praticar atividade física …