Início / Atletas, Bailarinos e Personalidades / Kiyoshi Kobayashi – O pai do Judo Português
Kiyoshi Kobayashi - O pai do Judo Português

Kiyoshi Kobayashi – O pai do Judo Português

O mestre japonês Kiyoshi Kobayashi é considerado o “pai do judo português”

O mestre Kiyoshi Kobayashi teve ao longo da sua vida um papel fundamental no seio do judo nacional, inclusive na génese da FPJ e será para sempre recordado como o grande impulsionador da modalidade em Portugal.

Nasceu no dia 9 de Abril de 1925, tendo regressou nos últimos anos ao Japão, depois de mais de 50 anos em Portugal, país a que chegou em 1958 e no qual se tornou o grande impulsionador do judo ou o “caminho suave” como gostava de dizer.

Nascido em Gumm-Ken, Kobayashi tinha uma das mais altas graduações de judo, o nono dan – em dez possíveis no cinto negro –, que lhe foi atribuído pela Federação Internacional em 1999.

No final da década de 50, o judo “era praticado por uma elite” e com quase nenhuma visibilidade em Portugal, e o japonês acedeu a um convite do seu país para iniciar a divulgação das artes marciais e da cultura nipónica. O périplo incluiu os EUA, o Médio Oriente e a Europa, mas terminaria em Portugal, num contrato que atravessou décadas e longe dos primórdios que o levavam a cortar relva junto ao Estádio Universitário para fazer tapetes de judo (tatamis).

Como professor de judo passou por vários sítios – Judo Clube de Portugal, Clube Shell, Sporting, Judo Clube de Beja, Academia Militar, Fuzileiros, Força Aérea, Escola Superior de Polícia, entre outros.

Foi também seleccionador e treinador da selecção nacional e liderou diversas selecções em Campeonatos da Europa e do Mundo, bem como nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), Los Angeles (1984) e Seul (1988).

Em Portugal, Kobaysahi recebeu várias distinções, entre as quais a medalha de Mérito Desportivo, atribuída pelo Estado em Outubro de 2008, por ocasião dos 50 anos da sua chegada ao país.

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *