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Hábitos a deixar para ter sucesso com os seus treinos

Muitas pessoas querem estar em forma física, há quem tente e não consegue e há quem nem se quer tente. Muitas das pessoas que tentam têm alguns hábitos maus para a actividade física, feitos de forma inconscientemente.

Elaborámos uma lista de hábitos que não devem ser seguidos por quem quer atingir os seus objectivos no ginásio:

Falta de Regularidade – A chave do sucesso dos treinos está nos bons hábitos e na regularidade. Pelo menos 3 dias por semana, mas o ideal seria entre 4 a 5. Programar os dias e os treinos ajuda a ganhar rotina e regularidade.

Não saber o que fazer – O ideal é fazer um plano de treino com a ajuda de um personal trainer, para não correr o risco de chegar no local sem saber o que fazer, ficar andando até decidir que aparelho usar ou que exercício realizar e terminar escolhendo algo que não trará todo o proveito que o seu corpo necessita.

Inventar exercícios – Outro problema de não solicitar a ajuda de um personal trainer é não conseguir escolher o melhor equipamento ou a melhor treino e acabar por fazer algum exercício que não seja tão bom para os seus objectivos. Há ainda o risco de utilizar um aparelho de maneira errada e sofrer algum tipo de lesão. Por isso, é melhor pedir mesmo a orientação de um instrutor físico qualificado.

Não fazer alongamentos no final do treino – Conhecendo as lesões de longo prazo provocadas pela falta de alongamento depois do exercício, ninguém pode hesitar nem por um segundo em se alongar. Actividades como ioga e pilates integram o trabalho de flexibilidade às rotinas e podem ser interessantes como complemento do treino cardiovascular e de força. Os alongamentos ajudam ainda a aliviar a tensão muscular, melhoram a mobilidade a longo prazo e permitem à musculatura se regenerar mais rapidamente.

Ser Infiel ao plano alimentar – Manter sempre uma dieta equilibrada e variada e fazer pelo menos cinco refeições por dia. Estar sempre actualizado sobre os planos de alimentação conforme os objectivos pretendidos e mostrar ao personal trainer para que se seja bem aconselhado.

Assistir a Tv – Se para quem usa a passadeira apenas para um treino leve, de recuperação, assistir à televisão pode até ser útil, o hábito não é tão recomendado para quem treina com o objetivo de emagrecer ou melhorar a boa forma. A distracção da TV, pode acontecer a perda de foco para se esforçar e não conseguir ter um treino de intensidade mais alta.

Muita conversa – Conversar com os amigos no ginásio durante o intervalo das séries não tem nada de errado. Muito pelo contrário, pode até ser uma boa forma de trocar experiências em relação aos exercícios e ser estimulado a continuar com o treino. O problema é quando essa conversa, que deveria durar uns dois ou três minutos, extrapola o tempo reservado para o descanso e se transforma em uma conversa de 10 minutos. Isso prejudica não apenas o rendimento do treino, como também atrasa.

Manter a rotina e não descansar – Um erro muito comum é manter a mesma rotina de treino por excesso de tempo, já que o corpo adapta-se e para de melhorar. Outro erro frequente de pessoas que estão bastante em forma e treinam habitualmente é não descansar. O corpo precisa parar para assimilar o treino. Sem repousar uma ou duas vezes por semana, há o risco de sobrecarga, obtendo o oposto do que se quer e piorando a condição física.

Bons treinos!

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