Ciclismo internacional nas Beiras e na serra da Estrela

Ciclismo internacional nas Beiras e na serra da Estrela

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Ciclismo internacional nas Beiras e na serra da Estrela

14 Maio, 2016 @ 8:00 - 15 Maio, 2016 @ 20:00

Ciclismo internacional nas Beiras e na serra da Estrela

No próximo sábado, na região Beirã, vai decorrer a primeira edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova de estrada de classe 2.1., enquanto que no domingo disputa-se o XCO do Fundão Crédito Agrícola, prova de classe 1 de BTT, última corrida pontuável para o apuramento olímpico que se realiza em Portugal

Ciclismo internacional em Portugal e logo a dobrar.

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela estreia-se no calendário internacional na mesma categoria que a Volta a Portugal e que a Volta ao Algarve. A corrida terá três etapas e um total de 537,7 quilómetros. Espera-se um desfecho empolgante, já que a última etapa termina nas Penhas da Saúde.

A primeira etapa liga Pinhel (Praça Sacadura Cabral, 11h30) a Vilar Formoso (Avenida Plaza Europa, 15h00), ao longo de 145 quilómetros. É a viagem mais acessível, perspetivando-se uma oportunidade para os sprinters que consigam resistir ao sobe e desce da região.

No sábado há 198,6 quilómetros para ultrapassar, desde o Sabugal (Tribunal, 11h30), até ao Fundão (Avenida da Liberdade, 16h15). A longa distância introduz alguma dificuldade à tirada.

A etapa rainha está guardada para domingo, quando o pelotão sair para 194,1 quilómetros de corrida, entre a Guarda (Bombeiros, 11h30) e as Penhas da Saúde (16h30), onde a meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. Antes da ascensão final, os ciclistas vão subir a encosta de Seia/Sabugueiro até ao alto da Torre, onde passarão com 119,5 quilómetros de corrida.

O pelotão terá 15 equipas. Portugal é o mais representado, através da Seleção Nacional/Liberty Seguros e das equipas continentais Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto. De Espanha chega a continental profissional Caja Rural-Seguros RGA e da Grã-Bretanha vem a One Pro Cycling, da mesma categoria. O pelotão completa-se com seis formações continentais estrangeiras: Amore & Vita-Selle-SMP (Ucrânia), Boyacá Raza de Campeones (Colômbia), Inteja-MMR (República Dominicana), ISD-Jorbi (Ucrânia), Lokosphinx (Rússia) e NASR Dubai (Emirados Árabes Unidos).

A Cova da Beira terá um fim de semana de muitas emoções velocipédicas. No domingo é a vez do cross country olímpico (XCO), com a realização do XCO do Fundão Crédito Agrícola, quarta prova da Taça Cyclin’Portugal. É a última corrida pontuável para a qualificação para os Jogos Olímpicos que se realiza em território nacional.

Estão inscritos cerca de 350 corredores, que vão competir desde as 9h00, altura em que arranca a prova de masters e de cadetes. Às 11h00 correm todas as categorias femininas e os juniores masculinos. O tiro de partida para a prova de elite será dado às 14h30.

O BMX vai ser a disciplina em destaque no litoral. A pista de Vila Verde, Figueira da Foz, será palco de uma jornada dupla da Taça de Portugal, sábado e domingo. A terceira prova da Taça disputa-se a partir das 16h30 de sábado. A quarta corrida pontuável corre-se no domingo, às 11h00.

O pelotão amador de estrada desloca-se para os Açores, onde corre, de 13 a 16 de maio, a Volta a São Miguel – 7.º GP Liberty Seguros. A competição começa com um prólogo de 2 quilómetros. A primeira etapa liga Lagoa ao Salto do Cavalo, ao longo de 70 quilómetros. A segunda tirada tem 105 quilómetros, unindo o Nordeste a Ponta Delgada. A prova termina com uma viagem de 73 quilómetros, que começa em Lagoa e termina na Lagoa do Fogo.

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Detalhes

Início:
14 Maio, 2016 @ 8:00
Fim:
15 Maio, 2016 @ 20:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , , , , ,

Local

Guarda
Guarda, Portugal + Mapa do Google