Equipamento para Golfe

Equipamento para Golfe

O Golfe é uma modalidade desportiva que exige um conjunto de equipamentos essenciais para a sua prática

Desde os tacos até ao vestuário. Saiba todos os equipamentos e materiais necessários para a prática de Golfe:

Tacos

tacos de golfe

 

 

 

 

 

Tacos de madeira condutores e de fairway:

São os utilizados para as tacadas mais longas. A maioria dos golfistas opta por utilizar um taco de madeira para situações em que um buraco de golfe é um par quatro ou cinco desde o tee ao green. O taco 3 e 5 são conhecidos como madeiras de fairway, uma vez que são utilizados durante a segunda tacada de jogo quando a bola está sobre o fairway.

Tacos híbridos:

São uma inovação recente no golfe e revelam uma nova combinação entre a madeira e o ferro. Os tacos híbridos são muito versáteis e podem ser utilizados em qualquer tipo de situação. Eles têm a vantagem de poderem ser utilizados em todos os campos de golfe, quer no fairway ou em qualquer outro tipo de terreno de jogo.

Tacos de ferro:

São geralmente utilizados para distâncias mais curtas e oferecem uma maior precisão em comparação com os tacos de madeira. Quanto mais próximo estiver do green, maior é o taco de ferro que um jogador deverá utilizar. Por outro lado, a cunha de campo é o maior ferro loft num conjunto padrão e representa o menor loft das cunhas. Este tipo de taco é utilizado para superar os obstáculos que se encontram perto do green.

Putters:

Utilizado para concluir as partidas. Existem vários tipos de putters, como por exemplo: curtos, barrigudos, compridos, dobrados, entre outros. O mais importante é que o putter escolhido se adapte corretamente a todas as condições do green e ajude o golfista a visualizar a linha da bola no buraco.

 

Sacos e transporte

caddie

 

 

 

 

 

 

Os sacos podem ser transportados pelos jogadores, às costas, se estes forem leves, ou num carrinho, trolley, o qual poderá ser puxado pelo jogador ou pelo seu caddie.

Os trolleys eléctricos, de duas ou três rodas, munidos de motores eléctricos aliviam o peso a rebocar e são dos mais veículos mais utilizados.

Outro veículo de transporte, que neste caso carrega os sacos e os próprios jogadores, é o cart ou buggy.

 

Vestuário e calçado

luvas de golfe

 

 

 

 

 

 

As roupas, sapatos e luvas  são outros tantos acessórios que o jogador de golfe terá que dispor antes de começar a percorrer um campo de golfe.

Roupa:

Para a roupa a característica a ter em conta é o conforto. Normalmente usam-se calças largas e camisas (polos) e camisolas. A utilização de jeans ou calções curtos não é permitida na maioria dos campos.

Sapatos:

Os sapatos têm características muito próprias podendo ser para terrenos mais secos ou húmidos.  Os sapatos de golfe de cabedal ou de outro material, possuem pequenos pregos metálicos ou spikes na sola do sapato de forma a garantir a melhor fixação do pé dos jogadores ao chão no momento da tacada.

Luvas:

A luva também é um utensílio importante para os jogadores visto que aumenta a aderência da mão ao punho aumentando a eficácia da pancada. Existem luvas de pele e de outros materiais, umas mais adequadas ao tempo seco outras mais próprias para suportar a chuva.

 

Bolas

bolas

 

 

 

 

 

 

A bola actual é, normalmente, branca e a camada exterior que a cobre tem uma serie de covinhas (ronda as 500)  para aumentar o efeito de aerodinâmica. As bolas de golfe podem ser fabricadas de três maneiras diferentes:

Moldadas por compressão a partir dum pedaço de material termoplástico a que se juntam diversos outros elementos para atingir um produto que seja durável. Normalmente utilizada por jogadores principiantes.

A bola de duas peças é uma bola moldada, com materiais semelhantes aos anteriores, sendo o núcleo revestido por um material sintético com grande elasticidade e durabilidade chamado Surlyn.

É a bola ideal para jogadores médios. O terceiro tipo de fabricação é a bola de três peças ou enrolada. É a bola dos profissionais. É constituída por um núcleo sólido formado por uma esfera de borracha cheio de líquido, tendo enrolado á sua volta um fio de borracha.

 

Outros materiais

marcadores

 

 

 

 

 

 

Pino:

O pino é um pequeno objecto, com cerca de 5 cm, de madeira ou de plástico, utilizado como suporte da bola quando é dada a tacada no ponto de partida de cada buraco.

Marcador:

O marcador é uma pequena peça de plástico ou metálica, composta por uma chapa circular com um espigão no centro que serve para a fixar no terreno.

Forqueta:

É um instrumento que serve para arranjar as marcas que as bolas deixam quando caiem nos greens, formando pequenas depressões no terreno o qual deverá ser de novo nivelado para não prejudicar o putting dos outros jogadores.

 

Conheça os campos de Golfe a visitar em Portugal aqui.

loading...

Verifique também

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *