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Dia Mundial do Sono: 8 dicas para dormir melhor

Dia Mundial do Sono: 8 dicas para dormir melhor

Tem dificuldades em adormecer? Acorda durante a noite, mexe-se e tem sonhos, a Omega Pharma apresenta oito sugestões para dormir melhor.

Metade da população portuguesa não está satisfeita com os seus hábitos de sono. Desta metade, 25% dorme menos de seis horas por noite, prejudicando as suas rotinas e normais desempenhos profissionais e sociais. As mais afetadas por esta atividade essencial à vida (o sono) são as mulheres, com especial incidência nas faixas etárias entre os 25 e os 44 anos, assim como as mulheres com mais de 65 anos de idade.

A 18 de março celebrou-se o Dia do Mundial do Sono. Para o efeito, a Omega Pharma lançou esta segunda-feira uma publicação intitulada “Sono” que será distribuída em centros comerciais em Lisboa e Porto. A empresa alerta os portugueses para os perigos das noites mal dormidas.

Tome nota de oito conselhos para dormir melhor

– Evitar refeições pesadas, tomar café ou consumir muitos líquidos antes de dormir
– Tentar manter rotinas diárias na hora de deitar e acordar
– Equilibrar as atividades do dia-a-dia (entre trabalho, lazer e sono)
– Afastar os aparelhos eletrónicos do local onde se está a dormir
– Escolher um livro e ler algumas páginas antes de adormecer
– Praticar exercício físico (de manhã ou ao fim do dia, basta adaptar ao seu horário)
– Exercer uma alimentação saudável, rica em magnésio e ómega 3 (presentes na banana, nozes, salmão, espinafres)
– Evitar alimentos estimulantes como gengibre, picante ou pimenta

A Omega Pharma, fabricante de produtos que contribuem para um sono de mais qualidade, explica que atualmente, a privação de sono é de facto um entrave à produtividade. Dormir menos do que sete horas por noite, tem nefastas consequências para a saúde pública e para o incremento de uma sociedade próspera e funcional. Grandes variações nos horários de dormir/acordar, trabalhar durante a madrugada, fazer diretas com frequência, ter sonhos muito frequentes, produzir movimentos estranhos durante a noite, sentir falta de ar, gritar a dormir, magoar-se enquanto dorme ou acordar várias vezes durante a noite, são sinais de alerta de uma disfuncionalidade do sono.

fonte do artigo: http://www.oje.pt/dia-mundial-do-sono-8-dicas-dormir-melhor/

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