Início / Destaques / Dia Mundial do Coração
Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida”

A World Heart Federation escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques.

A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.

A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável. Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia.

Neste dia realizam-se campanhas em Portugal e por todo o mundo para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, como caminhadas e corridas pela saúde. As atividades são organizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com câmaras municipais e diversas entidades.

Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.

O tema do Dia Mundial do Coração 2016 é “Potencia a tua vida”, para sublinhar a necessidade de manter hábitos saudáveis para carregar de energia o órgão que permite amar, rir e viver tudo até ao máximo.

Hábitos para manter um coração saudável:

  • Não fumar
  • Fazer exercício físico
  • Controlar o peso regulamente
  • Controlar a pressão arterial
  • Manter uma dieta balanceada
  • Controlar o colesterol
  • Controlar a glicose

Verifique também

Perguntas e respostas frequentes sobre alimentação saudável

Como se deve alimentar para praticar exercício físico? Quais os perigos de praticar atividade física …