Início / Danças Salão

Danças Salão

• O que são Danças de Salão?Danças de Salão

As Danças de Salão referem-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. São socialmente consideradas, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como Desporto.

As Danças de Salão são actualmente um conjunto de 10 danças padronizadas, divididas em dois grupos: cinco danças Standard e cinco danças Latino-americanas.

Os comités de Danças de Salão Internacional estão constantemente a fazer pressão para incluir este desporto nos Jogos Olímpicos de Verão.

 

• Tipo de Danças de Salão

> Danças Latinas

Rumba
Jive
Samba
Pasodoble
Cha Cha Cha

> Danças Clássicas

Valsa Inglesa
Valsa Vienense
Tango
Slowfox
Quickstep

 

• História

As Danças de Salão têm uma história muito antiga, já desde a valsa Inglesa que se dançava nas cortes europeias no século XVIII.

Ao longo do tempo e coma evolução da música, novos compositores, novas melodias, os ritmos foram alterando e os estilos de dança foram-se subdividindo.

Actualmente, as Danças de Salão dividem-se em dez estilos, cinco latinas e cinco clássicas. Cada uma delas tem uma origem e uma história diferente.

O Tango teve origem em Buenos Aires (Argentina) e a forma como era dançada teve que ser adaptada para se adequar melhor aos salões de dança europeus. Talvez devido à sua origem um pouco menos convencional, a forma como é dançada também é ligeiramente diferente das outras danças no que diz respeito à postura.

A Valsa Vienense é de origem austríaca e tem em Johann Strauss Pai e em Joseph Lanner os seu primeiros compositores, por volta do século XIX. Mas a sua coreografia só surgiu no século XX pela mão de Paul Krebs (alemão). Esta música é muito popular por todo o mundo sendo usada muitas vezes no cinema.

O Slow Foxtrot surgiu em 1913 em Nova Iorque (Estados Unidos) quando um artista Vaudeville (Harry Fox) executou um pequeno trote que agradou aos professores de dança social dos salões americanos. A dança foi sofrendo alterações tanto ao nível do ritmo, que foi diminuindo, como ao nível da suavização dos movimentos.

O Quickstep, como o próprio nome indica, é uma dança rápida. Começou por ser uma versão com um ritmo mais acelerado do Foxtrot, com uma mistura de Charleston e influência musical do Jazz.

 

• Onde Praticar Danças de Salão

Escolas de dança, clubes ou associações e ginásios.

Deixe uma resposta