Início / RIO2016 / Curiosidades do Rio2016 / Curiosidades Olímpicas

Curiosidades Olímpicas

Fique a conhecer algumas curiosidades olímpicas

Com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a aproximarem-se é tempo de descobrir algumas curiosidades acerca do maior evento desportivo do mundo.

Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, como homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a.C. Os gregos encontraram nos jogos uma forma pacífica de reunir as populações das suas cidades, que viviam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e praticarem a mesma religião. Os jogos ocorriam em Olímpia, na península do Peloponeso. Nos primeiros jogos olímpicos, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros.

Antigamente na Grécia Antiga, as tochas serviam para conduzir a chama do fogo sagrado de um altar para outro. O fogo era tido como um elemento purificador. Na Era Moderna, a tocha é transportada por atletas e cidadãos comuns de diferentes países até o local da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Permanece acesa durante toda competição e é apagada ao final da cerimónia de encerramento.

 

mundo

 

A bandeira olímpica simboliza a paz mundial e os 5 anéis representam as 5 principais regiões do mundo: África, Américas, Ásia, Europa e Oceania. As cores (azul, amarelo, preto, verde e vermelho) representam pelo menos uma cor na bandeira de todas as nações de todo o mundo.

Até 1994, os Jogos Olímpicos tanto de Verão como de Inverno eram realizados a cada quatro anos, desde então que têm alternado a cada dois anos.

As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.

atenas

Em 2004 participaram nos Jogos Olímpicos de Verão em Atenas atletas de 202 países diferentes.

África, América do Sul e Antárctida nunca sediaram uma edição dos Jogos Olímpicos.

Os atletas que ficam entre o 4º e o 8º lugar não recebem uma medalha, mas um diploma pela sua participação e esforços no jogo.

Apenas quatro atletas já ganharam medalhas tanto nos Jogos Olímpicos de Inverno como nos de Verão: Eddie Egan (Estados Unidos), Jacob tullin Thams (Noruega), Christa Luding-Rothenburger (Alemanha Oriental), e Clara Hughes (Canadá).

inverno

O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos ganhou a medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920.

A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper, conquistando o torneio de ténis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900).

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.

Conhecia estas curiosidades olímpicas?

loading...

Verifique também

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida” …

Um comentário

  1. José Leandro Cardoso

    Que Europa grande, hein!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *