Início / Populares / Curiosidades do Boxe

Curiosidades do Boxe

Curiosidades do Boxe

O boxe ou pugilismo é um desporto de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. Fique a conhecer algumas curiosidades sobre este belo desporto:

Boxe:

ringue

 

 

 

 

 

 

A palavra “boxe” foi formada a partir do verbo inglês “to box“.

Em latim, a palavra “pugillus” indica o punho fechado, em forma de soco. A partir disso, foi criada a palavra PUGILLATUS, que se traduz em pugilato, para indicar o antigo boxe romano, originando o Pugilismo.

A maioria das lutas é feita em ringues de três cordas, embora em lutas amadoras possam ser usados ringues de duas cordas. Os ringues são quadrados e podem medir de 4,90 a 6,10 metros de cada lado.

O saco de treino pesa entre 40 e 50 quilos, é feito de couro e recheado de serragem, enquanto que a pushing ball pesa entre 300 e 500 gramas.

A opinião acerca da função das luvas é divergente. Inicialmente as luvas serviam para proteger a cabeça do adversário e agora muitos especialistas afirmam que serve para proteger as mãos do lutador ou até mesmo para provocar danos maiores ao oponente.

 

Jogos Olímpicos:

jogos olimpicos

 

 

 

 

 

 

 

O boxe está presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde St. Louis 1904, com exceção dos Jogos de Estocolmo, em 1912, devido a uma lei sueca que bania a prática do esporte em seu território.

As lutas têm doze assaltos de três minutos. Nos Jogos Olímpicos, são disputadas em apenas três rounds de três minutos.

Os EUA são o País com mais medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, contabilizando no total 111, 49 de ouro, 23 de prata e 39 de bronze.

 

Recordes:

belt

 

 

 

 

 

A luta mais longa aconteceu em 6-7 de abril de 1893, entre os norte americanos Andy Brown e Jack Burke em Nova Orleans das 21:15h às 4:34h, ou seja, por 7 horas e 19 minutos. O combate foi declarado empatado, pois ambos boxeadores não tinham condições de continuar lutando.

O reinado mais longo foi de Joe Louis, que manteve o título mundial dos pesos pesados entre 1937 e 1949 por 11 anos e 252 dias, enquanto que o mais curto pertence a Tony Tucker, que manteve o título mundial da IBF por apenas 64 dias, entre 30 de maio e 1 de agosto de 1987.

O inglês Len Wickwar detém o recorde de maior número de vitórias e maior número de derrotas no boxe. Entre 1928 e 1947, participou em 463 lutas, tendo ganho 336 e perdido 127.

O lutador com maior número de nocautes e Archie Moore, que entre 1936 e 1965, conquistou 141 nocautes.

Verifique também

Melhorar o sono através da alimentação

Melhorar o sono através da alimentação

Aquilo que comemos influencia directamente o sono. A insónia é o distúrbio do sono mais …