Início / Saúde e Nutrição / Saúde / Conceito e vantagens da acupuntura
Conceito e vantagens da acupuntura

Conceito e vantagens da acupuntura

O que é a acupuntura?

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde. Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais, além de melhorar o sistema imunitário.

A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo.

 

Tipos de Acupuntura

Acupuntura auricular – Também conhecida como auriculoterapia. Pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas.

Acupuntura estética – Esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

Acupuntura para emagrecer – Ajuda a eliminar toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

 

Vantagens da Acupuntura

Várias possibilidades de aplicação – Boa para combater qualquer doença, não importando sua localização. Pode ser aplicada em diversas faixas etárias e sexo e também pode ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.
Diminuição do uso de medicamentos –  A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, sendo assim reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica.
Instrumentação simples – A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte, principalmente em algumas emergências, como dores na cervical, na coluna, no joelho, para dores ciáticas, etc…
Seguro no tratamento – É uma prática extremamente segura, exigindo apenas material descartável (agulhas) e um bom nível técnico do terapeuta..
loading...

Verifique também

Melhorar o sono através da alimentação

Melhorar o sono através da alimentação

Aquilo que comemos influencia directamente o sono. A insónia é o distúrbio do sono mais …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *