Início / Desporto / Modalidades / Natação / Cidade Europeia do Desporto: Setúbal Bay 2016
Cidade Europeia do Desporto: Setúbal Bay 2016

Cidade Europeia do Desporto: Setúbal Bay 2016

O passaporte olímpico foi carimbado, este fim de semana, em Setúbal, a três dezenas de atletas que se destacaram numa prova internacional de natação em águas abertas dominada por atletas chineses

O rio Sado voltou a ser decisivo para a elite mundial da natação em águas abertas, que, em ano de qualificação olímpica, com um total de 109 nadadores em prova a partir do Parque Urbano de Albarquel em representação recorde de 52 países, competiram na FINA Marathon Swimming Olympic Qualification Tournament – Setúbal 2016.

A equipa nacional não conseguiu, ao contrário de 2012, apurar qualquer nadador para os Jogos Olímpicos, este ano no Rio de Janeiro, Brasil.

Vânia Neves, a melhor atleta lusa em prova, com um 16.º lugar, ficou apenas a uma posição de garantir um lugar olímpico mas pode ainda vir a ser repescada. A questão está relacionada com a nadadora neozelandesa Charlotte Webby, 31.ª classificada em Setúbal e apurada via vaga continental (Oceania), que não terá conseguido reunir os critérios mínimos exigidos pela federação da Nova Zelândia. A decisão só deverá ser conhecida perto do início da competição olímpica. Já Angélica André, 22 anos, terminou no 19.º lugar, com o tempo de 1h57m56s.

Na competição masculina, a equipa portuguesa também não teve melhor sorte. Rafael Gil, no 28.º lugar, completou a maratona aquática com o tempo de 1h54m13s, enquanto o compatriota Vasco Gaspar, que terminou no 36.º posto da classificação geral, registou 1h54m30s.

 

A FINA Marathon Swimming Olympic Qualification Tournament – Setúbal 2016, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Federação Internacional de Natação e da Federação Portuguesa de Natação, apurou os últimos trinta atletas da modalidade, 15 homens e 15 mulheres, para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nas provas de sábado, femininos, e de domingo, masculinos, com 61 homens e 48 mulheres, foram qualificados diretamente, em cada categoria, os dez nadadores com os melhores tempos e cinco através da vaga continental, uma por continente independentemente do resultado verificado na prova.

 

Num Parque Urbano de Albarquel multicultural, atletas e staff das equipas em representação recorde de 52 países partilharam momentos de emoção desportiva, com alegrias e tristezas, mas também de convívio e de confraternização e troca de experiências nas águas abertas.

 

loading...

Verifique também

Hidroginástica

Benefícios da Hidroginástica

O que é? A Hidroginástica é uma actividade física orientada, realizada em piscina que conjuga …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *