Início / Caiaque

Caiaque

• O que é o Caiaque?Caiaque | Especial de Verão

A canoagem é uma modalidade olímpica que consiste em descer rios, geralmente com rápidos e pratica-se numa canoa ou caiaque, de forma individual ou por equipas e é feita através da força de braços; é necessário remar para levar a canoa a bom porto, ou seja, ao fim do percurso. A canoagem tornou-se conhecida a um nível mundial e atrai milhares de praticantes a todos os rios ou afluentes.
O caiaque é uma embarcação desportiva que é utilizada para lazer e competições. Este desporto compreende várias modalidades como velocidade, slalom, adaptada, descida, maratona, oceânica, onda, pólo e rafting.

 

• Tipo de Caiaque

BARCOS PARA A CANOAGEM DE LAZER
Estes barcos devem ter como características principais a facilidade de remar, o conforto e a segurança. Serão descritos os seguintes tipos de barcos que se encaixam na categoria lazer:

 

BARCOS PARA A CANOAGEM DESPORTIVA DE COMPETIÇÃO

 

• Como praticar

O melhor é começar num lago calmo para aprender os passos mais básicos. Quando entrar na água, escolha um objecto em terra e tente remar na direcção dele. No início, o mais provável é que navegue em círculos ou em ziguezague. Faça remadas curtas e próximas do caiaque – quanto mais longe a lâmina, maior a curva.

Para remadas básicas e avanço em linha recta:
1. Sente-se com as costas rectas
2. Coloque a lâmina na água perto da posição dos seus pés
3. Segure o remo de maneira relaxada
4. Afunde bem o remo
5. Remadas iguais de cada lado manterão o caiaque em linha recta
Assim que aprender a navegar em minha recta, é preciso aprender a virar. Uma maneira é usar a lâmina do remo como leme. Arraste a lâmina na água atrás de si, perto do barco. Quanto mais agudo o ângulo em relação à sua posição frontal, maior a curva do barco. O caiaque virará na mesma direcção da lâmina. Portanto, se quiser virar para a esquerda, arraste-a para a esquerda. Pratique avançar em direcção a um objecto em terra e aprenderá rapidamente o quanto é preciso usar o leme para corrigir a trajectória.
A remada frontal inclinada assemelha-se à remada frontal comum. Introduza a lâmina na água perto dos seus pés, mas em vez de remar para trás, incline a remada e conduza-a mais perto da popa do caiaque. Quanto mais forte a remada, maior a curva.
Outra remada muito usada é a braçada baixa, é usada para evitar que o caiaque vire.
Coloque o remo perto da barriga, no convés. Estenda os cotovelos, bem rectos, de cada lado. A depender do lado para o qual está a virar, apoie a traseira da lâmina perpendicularmente à superfície da água. Pressione para baixo – equilibrará o barco e impedirá que continue a virar.
Use os quadris para conduzir o caiaque de volta à posição vertical, enquanto a lâmina ajuda a manter o equilíbrio.
Estas são apenas algumas remadas mais básicas. É impossível aprender tudo que se precisa simplesmente a ler sobre o tema – a melhor maneira é a prática!
Os caiaques de turismo são muito mais fáceis de dominar do que os barcos de competição. Não tente entrar em águas bravas antes de fazer aulas, e vá acompanhado de um praticante experiente.

 

 

• História do Caiaque

A palavra caiaque quer dizer “barco de caçador”.
Os inuits e as tribos na região do Pólo Norte, foram os primeiros povos a construir e a usar caiaques. Inicialmente existiam dois tipos básicos de caiaques: uns construídos de madeira leve e outro composto por peles de animais revestido numa estrutura de ossos de baleia.

Os caiaques chegaram à Europa na primeira metade do século 19, em forma de barcos com laterais flexíveis, onde os franceses e alemães de imediato começaram a utilizá-los para a prática desportiva.

Em 1931, Adolf Anderle foi a primeira pessoa a descer de caiaque nas correntes de Salzachofen. Esta aventura pode ter originado a moderna prática de caiaque em águas brancas. E em 1937, Genevieve de Colmont foi a primeira mulher a descer os rios Green e Colorado em caiaque.

Em 1936, em Berlim, os Jogos Olímpicos passaram a incluir competições de caiaque.

A partir dos anos 80 o caiaque começou a ganhar notoriedade e cada vez mais adeptos desta modalidade. Actualmente os Jogos Olímpicos têm mais de 10 competições de categorias diferentes de caiaque.

 

• Onde Praticar Caiaque

Para além das discotecas Africanas existem vários clubes e academias que dedicam noites exclusivas à Kizomba.

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *