Início / BTT

BTT

• O que é o BTT?BTT

O BTT é a versão em português para Bicicleta Todo o Terreno.

O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry:

No DownHill, compete ao atleta descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor.

No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.

 

• Tipo de equipamento

BTT Lazer
As BTT de lazer para quem passeia ocasionalmente, para quem de vez em quando gosta de sair das estradas de alcatrão e atacar os caminhos mais sinuosos.

BTT Desportivo
As BTT desportivas estão concebidas para quem gosta de praticar BTT e o pratica regularmente. Estas BTT são eficazes e fiáveis, perfeitas para quem quer aliar prazer e desporto, em qualquer tipo de terreno (no campo e na montanha).

BTT Desempenho
O BTT é bem mais do que uma forma de deslocação, é um verdadeiro desporto. Está à procura de uma BTT de elevado desempenho, leve e eficaz. Estas BTT têm geometrias especialmente estudadas para a sua prática, e periféricos de topo de gama para ter sempre mais ajustes, precisão e conforto.

BTT Enduro e Freeride
O Freeride
Pratica-se em grandes desníveis, a maioria das vezes em montanha, e requer a utilização de um capacete integral (tipo motocross) e de numerosas outras protecções (dorsal, joelheiras, cotoveleiras).

O Freeride é uma prática muito ampla e com numerosas definições. No freeride, não há nenhum oobjectivopreciso, pode ser o da procura do prazer e do máximo de sensações. Não pode haver competições de freeride: cada um desce as pistas como deseja, a palavra de ordem é a liberdade!

O enduro
Consiste em grandes descidas, mas também algumas subidas em BTT. É uma disciplina que requer grande resistência para percorrer longas distâncias em terrenos extremos (montanha).

 

• História do BTT

O BTT surgiu nas montanhas da Califórnia, na década de 70. Visto que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar os obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos.

Em 1979, nascia, nos EUA a primeira bicicleta de todo o terreno, com o nome Stuntjumper.
As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes.
Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.

A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os atletas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade.

O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.

 

• Onde Praticar BTT

Montanha, todo-o-terreno.

Deixe uma resposta