Início / Notícias Desporto & Dança / Atletas, Bailarinos e Personalidades / Bailarino português premiado em Lausanne
Bailarino Miguel Pinheiro

Bailarino português premiado em Lausanne

O bailarino português Miguel Pinheiro de 17 anos e o japonês Ito Mitsuru, ambos alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, foram distinguidos na final do Prix de Lausanne, que se realizou a 7 de Fevereiro na cidade suíça.

Miguel Pinheiro foi distinguido com o prémio de interpretação de dança contemporânea, no Prix de Lausanne, além de garantir uma das bolsas atribuídas pela competição, e Ito Mitsuru obteve o terceiro lugar na final do concurso.

O bailarino português disse à Lusa que a dança contemporânea é uma modalidade que gosta particularmente:
«Estive muito à vontade», durante a prova, disse à Lusa. «Já não era a primeira vez [que prestava provas] e correu muito bem. É uma recompensa de todo um ano de esforço [que dedico] aos meus professores e aos meus colegas».

Lançado em 1973, o Prix de Lausanne constitui um dos mais exigentes certames de dança a nível mundial, para jovens entre os 15 e os 18 anos, na fase final de formação.

Além de Miguel Pinheiro e de Ito Mitsura, estiveram também em Lausanne, para prestarem provas ao longo desta semana, os bailarinos Teresa Dias, Alice Pernão e Francisco Patrício, todos alunos da Escola de Dança do Conservatório Nacional.
O diretor da Escola, Pedro Carneiro, também ficou satisfeito com o resultado dos seus alunos. Ao fim de uma semana de provas diárias, foram selecionados 20 candidatos – 11 bailarinos e nove bailarinas -, dos 67 candidatos que se apresentaram para esta fase final do prémio.
“Fico muito contente”, disse à Lusa Pedro Carneiro. “Tiveram boas prestações (…), particularmente na dança contemporânea, onde o nível era muito superior”. “O mérito é todo deles”, disse.

Foto: Actuação de Miguel Pinheiro no 43º Prix de Lausanne, Suíça (REUTERS/Denis Balibouse)

Verifique também

Seleção Nacional de rugby

Seleção Nacional de rugby estreia-se a ganhar no Rugby Europe Trophy

A Seleção Nacional de rugby venceu a Suíça, por 28-10, no jogo de estreia dos …