Medalha de prata e qualificações para os Jogos Paralímpicos Rio2016
Portugal conquistou no domingo uma medalha de prata no Open Mundial de boccia, que decorre na Colômbia, e garantiu o apuramento para os Jogos Paralímpicos Rio2016, nas classes pares BC3 e equipas BC1/BC2.
Em Cali, o par BC3 composto por José Carlos Macedo e Armando Costa arrecadou a prata depois de ter perdido na final com a França, por 3-1. A Rússia, que foi derrotada por Portugal nas meias-finais 83-2), arrecadou a medalha de bronze, depois de se impor a Singapura por 5-1.
A equipa BC1/BC2 – formada por António Marques, João Paulo Fernandes, Abílio Valente, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira – também garantiu presença no Rio2016, ao terminar em 6.º lugar na classificação geral.
Em pares BC4, Portugal não conseguiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos, depois de Domingos Vieira e Pedro Clara terem terminado a prova no quarto posto.
No boccia, designado pelas iniciais BC, os atletas são divididos em quatro classes, numeradas de 1 a 4. As classes 1 e 2 são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a 3 agrupa os atletas que jogam com calhas, e a 4 os praticantes que sofrem de doenças neuromusculares.