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Alimentos para ganhar massa muscular

Alimentos que ajudam a adquirir massa muscular!

Quem procura ganhar massa muscular, tem de saber obrigatoriamente que uma alimentação adequada é a “chave” para o sucesso.

Com uma boa escolha de alimentos consegue-se carboidratos, gordura boa, água, vitaminas e minerais, ajudando-o e ter uma alimentação saudável, adequada aos seus objectivos.

Lista de alimentos para ganhar massa muscular:

Água – Previne a retenção de água, ajuda na recuperação dos músculos e previne desidratação dos treinos de resistência.

Chá Verde – Forte antioxidante e diurético natural. O chá verde também acelera a perda de gordura, previne cancro e melhora os níveis de açúcar no sangue e a circulação. Beba chá verde de manhã ao invés de café é uma boa solução.

Carne Vermelha – Forte em proteína, vitamina B12, ferro, zinco, creatina, carnosina e até ómega 3. Comer carne vermelha ajuda e muito na construção de massa muscular.

Peito de Frango – é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade, o que é importante para a manutenção do corpo, com reparação muscular, saúde óssea e na manutenção do peso.

Atum e outros peixes – Os peixes como Atum, Sardinha, Salmão são ricos em proteínas, com baixo teor de gordura e ricos em Ómega 3, o que é essencial, não só por razões de saúde, mas também porque melhora a perda de gordura e garante o bom funcionamento dos processos corporais, tais como o Metabolismo.

Ovos – Contêm proteína de alta qualidade, além de 9 aminoácidos essenciais para a saúde. Para resumir, esses aminoácidos apresentam grandes benefícios,visto que são ricos em nutrientes.

Batata doce – Tem um baixo índice glicemico, este índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) vai parar na circulação assim que comemos, sendo assim, quanto mais baixo, melhor. Alimentos com baixo IG liberam energia mais lentamente, o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo. Além disso possuem algumas vitaminas e nutrientes como vitaminas A e B, e minerais como o cálcio.

Feijão e outras leguminosas – Consumir ao menos uma porção de feijão, lentilha ou qualquer outro tipo de leguminosa por dia é muito importante para o corpo, ainda mais para quem pretende ganhar massa muscular de forma saudável. Este tipo de alimento é responsável por conter um aminoácido chamado lisina, que não pode ser produzida pelo nosso corpo, sendo necessária o consumo deste tipo de alimento.

Aveia – É a fonte ideal de carboidratos, devido ao seu baixo índice glicêmico (IG) e pelo facto de que é minimamente processada. Oferece vários benefícios como o aumento da saciedade, diminuição da fome, menor consumo de energia subsequente e perda de gordura.

Amêndoas –Possuem altos níveis de alfa-tocoferol e vitamina E. Pode substituir facilmente um lanche e ainda ajudar a aumentar sua massa muscular. A vitamina E é responsável por combater radicais livres que são produzidos ao fazermos exercícios pesados. Quanto menos radicais livres estiverem no corpo, mais rápido é o crescimento dos músculos.

Bananas – Bastante importante para obter energia rápida do carboidrato. A banana é óptima opção, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo).

Esperamos ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas acerca deste tema e lembre-se que sem uma alimentação cuidada, a prática de exercício físico de nada vale!

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