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Alimentação para melhorar a concentração e memória

Algumas mudanças na nossa dieta podem ajudar o nosso cérebro a manter-se mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória

Uma alimentação equilibrada e saudável proporciona um conjunto enorme de benefícios, como a melhoria do funcionamento do sistema nervoso.

Existe um conjunto de nutrientes que contribuem para melhorar a concentração e a capacidade e o estímulo da memória, conheça quais:

Glicose

Principal combustível para o funcionamento dos neurónios cerebrais. A falta de glicose pode comprometer o raciocínio, atenção e concentração. Umas das melhores fontes de glicose são os cereais integrais, legumes e frutas.

glicose

 

 

 

 

 

 

Zinco

Desempenha funções regulatórias no organismo. Actua principalmente na memória e na concentração. Pode-se encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, llacticíniose fígado.

Ômega 3

É um ácido gordo que faz parte da estrutura da matéria cinzenta do cérebro. O ômega 3 garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.  Alimentos com uma fonte de ômega 3 são os peixes como o atum, salmão, cavala e arenque.

omega3

 

 

 

 

 

 

Ferro

A principal função é ajudar a carregar o oxigénio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Falta de ferro deixa o organismo com falta de oxigénio, criando fadiga, perda de memória e falta de concentração. As fontes de ferro animais são melhores absorvidas pelo organismo. Existem vários alimentos que possuem uma boa dose de ferro como é o das carnes vermelhas, fígado, carnes de aves, de peixes, mariscos crus, couves, feijões, fava, grão-de-bico e grãos integrais ou enriquecidos.

Carboidratos

Fornecem energia ao cérebro constantemente auxiliando a concentração. Este tipo de nutriente encontra-se no pão, de preferência integral, arroz integral, barra de cereal e frutas.

carboidratos

 

 

 

 

 

 

Fósforo

O mineral tem um papel fundamental no funcionamento do cérebro, uma vez que actua na constituição da membrana celular. Ajuda a evitar a sobrecarga que o corpo pode sofrer devido ao excesso de actividades mentais. Leite, carne bovina, aves, peixes e ovos, cereais, leguminosas, frutas e chás são algumas das boas fontes de fósforo.

Vitamina C

Outra vitamina que age como antioxidante. Actua na actividade química dos neurónios, fortalecendo a memória e a concentração. Frutas cítricas, Kiwis e pimentos amarelos.

vitamina C

 

 

 

 

 

 

Vitamina E

Actua como antioxidante no organismo. A falta desta vitamina pode provocar diminuição dos reflexos e da sensibilidade vibratória, pode provocar a falta de concentração, além de outros danos nas fibras nervosas. Azeites vegetais, cereais e verduras frescas são alguns bons alimentos com esta vitamina.

Vitamina B6

Vitamina fulcral para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Ajuda o cérebro a produzir os neurotransmissores, vitais ao seu funcionamento. Fígado, carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho são bons possuidores da vitamina B6.

vitamina B6

 

 

 

 

 

 

Vitamina B1

A vitamina B1 desempenha um papel essencial no metabolismo dos carboidratos, a maior fonte de energia para as células. A carência desta vitamina pode provocar falhas no metabolismo cerebral. Carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja são alguns bons exemplos de alimentos que possuem vitamina B1.

Vitamina B12

Vitamina importante para as funções cognitivas. Actua principalmente nas funções cognitivas do sistema nervoso periférico, como o movimento. Fontes: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema)

Cafeína

A cafeína ajuda a melhorar a concentração e a memória. Ajuda a aumentar a capacidade de atenção, concentração e formação da memória. Boas fontes de cafeína são o café, chá preto e o chocolate amargo.

cafeina

 

 

 

 

 

 

Métodos simples e saudáveis para ajudar a melhorar a concentração e a memória:

– Alimentação equilibrada com os vários tipos de alimentos e nutrientes;
– Beber muita água;
– Praticar exercício físico com regularidade;
– Exercitar a mente através de actividades como leituras, estudos, jogos, entre outros;
– Evitar a ansiedade;
– Evitar o excesso de bebidas alcoólicas;
– Não consumir medicamentos químicos desequilibrados;

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