Início / Notícias Desporto & Dança / RIO2016 / Provas / Adversários dos tenistas e judocas portugueses no RIO2016
Adversários dos tenistas e judocas portugueses no RIO2016

Adversários dos tenistas e judocas portugueses no RIO2016

Fique a conhecer os adversários dos tenistas e judocas portugueses no Rio2016

Ténis

Realizou-se ontem o sorteio do torneio olímpico de ténis e o tenista português João Sousa pode encontrar o sérvio Novak Djokovic, número um mundial, logo na segunda ronda do torneio de singulares masculinos dos Jogos Olímpicos Rio2016.

O sorteio definiu que o número um nacional vai estrear-se nos Jogos Olímpicos frente ao holandês Robin Haase, 62.º tenista mundial, que o derrotou nos dois confrontos anteriores entre ambos.

Em caso de vitória, Sousa, 36.º jogador ATP, poderá defrontar o número um mundial que, na primeira ronda, terá a oportunidade de se ‘vingar’ do argentino Juan Martin del Potro, que lhe ‘roubou’ o bronze em Londres2012.

Colocado na parte inferior do quadro, na qual está o britânico Andy Murray, o vice-líder do ‘ranking’ mundial, Gastão Elias vai fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos diante do australiano Thanasi Kokkinakis (452.º), que entrou no quadro com ‘ranking’ protegido.

O número dois nacional, que esta semana se tornou no terceiro melhor tenista luso de sempre, ao chegar à 61.ª posição da hierarquia ATP, tem um caminho teoricamente fácil até à terceira ronda, fase em que poderá cruzar-se com o espanhol David Ferrer, 12.º tenista mundial.

 

Judo

A judoca portuguesa Telma Monteiro, número oito mundial, poderá encontrar a mongol Sumiya Dorjsuren, líder do ‘ranking’, no seu segundo confronto na categoria -57kg nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Isenta da primeira ronda, a atleta do Benfica ainda espera pela adversária na segunda eliminatória, que sairá do confronto entre a russa Irina Zabludina, 23.ª do ‘ranking’, e a neozelandesa Darcina Manuel, 25.ª.

Um possível encontro com Dorjsuren dará acesso às meias-finais da categoria -57kg, que se disputa a 08 de agosto.

Na véspera, Joana Ramos, 17.ª da hierarquia, será das primeiras portuguesas a entrar em ação, frente a Antoinette Gasondo, do Burundi, que está na 152.ª posição do ‘ranking’, podendo depois defrontar a chinesa Yangnan Ma, nona.

No mesmo dia, nos -66kg, Sergiu Oleinic, que teve o sorteio mais exigente logo a abrir, vai defrontar na primeira ronda o ucraniano Georgi Zantaria, número cinco mundial.

Nos -73kg, a 09 de agosto, Nuno Saraiva, 40.º do mundo, vai defrontar o húngaro Miklos Ungvari, 19.º da hierarquia.

Célio Dias, 22.º nos -90kg, terá, em teoria, uma primeira ronda fácil, uma vez que defrontará Celtus Sossou Yovo, do Benim, que ocupa o 222.º lugar do ‘ranking’, mas poderá encontrar na ronda seguinte o sueco Marcus Nyman, quarto.

Nos -100kg, Jorge Fonseca também teve um sorteio favorável, uma vez que vai defrontar o afegão Mohamed Bakhshi, 226.º do mundo, antes de poder encontrar o quarto da hierarquia, o checo Lukas Rapalek.

 

Fonte: http://comiteolimpicoportugal.pt

Verifique também

Calendário para 14 de Setembro | Jogos Paralímpicos

Calendário para 14 de Setembro | Jogos Paralímpicos

Calendário dos atletas portugueses para hoje nos Jogos Paralímpicos: Ciclismo – Telmo Pinão – Contrarrelógio …