Início / Notícias Desporto & Dança / Dança / Acessórios na Dança do Ventre

Acessórios na Dança do Ventre

Existem diversos acessórios utilizados na Dança do Ventre, sobretudo no Ocidente, com origens curiosas!
Estas são as mais conhecidas:

Dança da Espada ou Punhal

Existem várias lendas para a origem da dança da espada. Uma delas diz que é uma dança em homenagem à Deusa Neit, uma deusa guerreira egípcia. Ela simbolizava a destruição dos inimigos e a abertura de caminhos. Outra lenda diz que esta dança surgiu nas tabernas onde os soldados iam descansar após um dia de luta. Então as mulheres da casa pegavam nas suas espadas e dançavam para sua diversão.

A bailarina que dança com a espada, precisa demonstrar calma e confiança para equilibra-la em diversas partes do corpo, normalmente na cabeça, queixo, ombro, quadril e coxa.

A Dança do Véu

O véu está presente em vários textos que descrevem a dança dos povos do Antigo Egipto. Os movimentos da Dança Oriental estão relacionados com os quatro elementos da natureza e o véu simboliza o ar.
A dança com véu como hoje a conhecemos, começou em 1940. Na época do rei Farouk no Egipto, uma coreógrafa russa chamada Ivanova é convidada para ministrar aulas e ensina alguns movimentos sobre como trabalhar com véus.
O véu popularizou-se e foi incorporado por outras bailarinas orientais, e tornou-se num acessório interessante e indispensável das coreografias orientais actuais.

Dança com Sagats/Crótalos/Snujs

Obviously, it is cheaper to buy essays than dissertations. buy essay papers online http://sandrinirecepti.si/ http://santech63.ru/

Estes pequenos discos metálicos trazem alegria à dança reflectem o que cada povo acrescentou da sua personalidade, a esta dança.

A bailarina deve praticar bastante para conseguir tocar os crótalos sintonizados com o movimento dos braços, tronco e anca.

Dança dos Lenços

Originária do Norte de África, é muito popular na Argélia, Marrocos e Tunísia.
Utilizam-se dois lenços que são agitados no ar.

Uma variação é a Dança dos Sete véus, uma dança sensual em que a bailarina vai deixando cair os vários lenços. É por isso que a Dança dos Sete Véus deve ser dançada apenas para a pessoa amada, pois ao deixar cair o último véu, a bailarina fica prometida à pessoa para quem estiver a dançar.
Veja aqui o vídeo.

Dança com Asas de Isis

A dança do ventre é originária da dança sacerdotal executada pelas sacerdotisas da Deusa Isis em seus templos.

Esta Dança utiliza as Asas que se pode ver na imagem.

Verifique também

Piscinas Olímpicas com um "toque" português

Piscinas Olímpicas com um “toque” português

No Rio de Janeiro cumpre-se a XXXI edição das Olimpíadas e, pela primeira vez em …