Início / Desporto / Modalidades / Ciclismo / 9 Dicas para praticar ciclismo à chuva!

9 Dicas para praticar ciclismo à chuva!

Andar de bicicleta à chuva pode levar a alguns problemas como o risco de queda, constipações e desgaste acelerado do material, saiba como evitar os mesmos

Elaborámos uma lista de 9 dicas para ajudar os ciclistas a fazerem aquilo que mais gostam, andar de bicicleta, mas em dias chuvosos:

1 – Ter uma boa capa

Capa impermeáveis que cubram todo o tronco, cabeça e boa parte das pernas. Existem capas específicas para andar de bicicleta, com tecido leve e aberturas estratégicas para permitir que o calor do corpo escape e a transpiração evapore.

2 – Instalar guarda-lamas.

Os guarda-lamas são importantíssimos. Evitam que a água vá directamente para o seu rosto ou costas e juntamente com poeira, óleo, terra e outras coisas que o afectem.

3 – Ter um saco ou mochila impermeável

Coloque todos os seus utensílios dentro de um saco ou mochila impermeáveis, de forma a evitar que os materiais se estraguem ou que a sua muda de roupa fique encharcada.

4 – Usar luvas

As luvas já são recomendáveis em situações normais, por protegerem as mãos em caso de queda e por evitar irritação na pele, que fica em atrito constante com a manopla. Em dias de chuva, tornam-se ainda mais úteis, para que as mãos não escorreguem no guiador.

5 – Usar Óculos

Os óculos, que garantem uma boa visibilidade ao ciclista, são uma das mais importantes medidas de segurança que deve ter.

6 – Proteger o calçado

Para não encharcar os seus pés deve utilizar uma protecção para os seus ténis ou até mesmo sacos de plástico para evitar que se molhem. Pedalar com os pés molhados pode ser extremamente incómodo ou até mesmo provocar problemas de saúde.

7 – Controlar a transpiração

Debaixo da capa de chuva, a transpiração vai evaporar bem menos e tornar-se mais visível. Para não ficar mais molhado por dentro da capa do que por fora, pedale mais devagar, respire com calma e faça mais paradas. E não esqueça de beber água, que se estiver gelada ajudará a resfriar seu “motor”.

8 – Muda de roupa

É importante levar uma muda de roupa, mesmo que seja apenas para a eventualidade de molhar ou sujar a sua roupa.

9 – Maior atenção

Dobrar a atenção enquanto se pedala, visto que em condições adversas há maior perigo tanto para os ciclistas, como peões e automobilistas.

Se verificar que estão condições fora do normal ou situações meteorológicas extremas evite sair de casa, de forma a não colocar em perigo a sua saúde nem a que a dos que o(a) rodeia.

Se a chuva for leve, basta uma capa, um protetor para o calçado e atenção redobrada nas ruas.

Boas pedaladas!

loading...

Verifique também

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *