Início / Destaques / 8 medidas para evitar lesões desportivas

8 medidas para evitar lesões desportivas

As lesões desportivas são muito frequentes entre os praticantes de exercício físico. Muitas delas podem ser tratadas com eficácia mas o melhor mesmo é evitá-las. Tome precauções antes de treinar para obter melhores resultados e prevenir lesões.

Medidas para evitar lesões desportivas:

Aquecimento – Elevar a temperatura dos músculos antes de fazer exercício ajuda a prevenir as lesões. Os músculos quentes são mais flexíveis e estão menos expostos às roturas que os músculos frios, cuja contracção é frouxa. O aquecimento mais eficaz passa pela prática lenta e progressiva dos movimentos do exercício ou do desporto.

Exercícios de flexibilidade – Os exercícios de flexibilidade permitem não só aumentar a flexibilidade, mas também prevenir ou aliviar as dores musculares. Escolha exercícios que lhe permitam trabalhar os grandes grupos musculares, tendões e articulações.

Treino responsável – Utilizar equipamentos e acessórios de proteção adequados ao seu treino, aumente o nível de exercício gradualmente e conheça os limites do seu corpo.

Alternar os exercícios – Para as pessoas que se exercitam todos os dias, a alternância de exercícios permite que os músculos recuperem, ajuda a evitar lesões e ainda promove um melhor nível de estado físico.

Arrefecimento – Baixar o ritmo gradualmente no fim do exercício ajuda a prevenir as tonturas. Quando os músculos da perna relaxam, o sangue acumula-se nas veias mais próximas. Para devolver o sangue ao coração, os músculos da perna devem contrair-se. Quando o exercício é bruscamente interrompido, o sangue estagna nas pernas e a irrigação cerebral é insuficiente, provocando tonturas.

Alongamentos depois do exercício – De forma a evitar o encurtamento muscular e aliviar as tensões.

Prestar atenção aos sinais de alarme – Dores musculares, dores no peito, dificuldade em respirar, falta de ar, tonturas, cãibras ou transpiração excessiva, por exemplo, são sinais de alerta a que deve ter atenção.

Recupere das lesões – Treinar só quando o corpo estiver 100% preparar para não agravar e evitar novas lesões.

Bons treinos!!

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *