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6 dicas simples para emagrecer e perder barriga

Muitas pessoas têm o desejo de emagrecer e perder aquela indesejável “barriguinha”, mas nem sempre é fácil conseguir emagrecer e perder barriga. Para que tal aconteça é preciso disciplina, alguma ajuda profissional e acima de tudo, muita força de vontade.

A combinação de uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas e bons hábitos de vida é meio caminho andado para o sucesso, como tal elaborámos uma lista com 6 dicas para o ajudar a cumprir o seu objectivo de emagrecer e perder barriga.

Horários regulares:

É fundamental estabelecer uma rotina no seu horário. O corpo humano precisa aprender qual a hora de dormir, acordar e comer. Um horário bem regulado fará com que o corpo funcione melhor, evita a fome frequente e a fome noturna, que é a que mais engorda. Um sono de pelo menos 7 horas por noite permite recuperar a fadiga física e psicológica e oferece ânimo para cumprir os compromissos, fazer mais exercícios e resistir às tentações.

Muitos líquidos durante o dia:

Deve-se beber muitos líquidos entre as refeições para ajudar a diminuir a fome e a retenção de líquidos. Deve-se consumir água, água de coco, sumos naturais sem açúcar e chás sem açúcar e deve-se evitar refrigerantes, bebidas adoçantes e bebidas alcoólicas. Os líquidos devem ser ingeridos preferencialmente até meia hora antes e depois das refeições. A quantidade de água recomendada necessária varia entre 1,5 e 2 litros por dia.

Exercício físico:

Escolher uma actividade que goste e se sinta bem para não perder a motivação e alegria. A actividade física estimula o descanso, ajuda a regular os hábitos alimentares e permite a queima de calorias. Subir escadas em vez de usar o elevador, fazer uma corrida na rua, ginásio, praticar  uma modalidade desportiva, entre outras hipóteses para queimar algumas calorias. Resta agora estabelecer metas e escolher o tipo de exercício mais adequado, se mais ou menos exigente.

Comer mais vezes e com moderação:

O corpo precisa de todos os nutrientes. Deve-se evitar algumas dietas que proíbem os carboidratos, visto que fazem com que o peso aumente novamente pouco tempo depois. Aconselha-se aqui que visite um nutricionista para estabelecer uma dieta que seja adequada ao seu corpo e objectivos. É importante também fazer mais refeições mas menos “pesadas”. Refeições a cada 3 horas evita que a fome apareça, evita o aumento de peso e a necessidade de comer muita comida.

Lembre-se que ficar sem comer durante muito tempo faz com seu corpo economize calorias, gastando menos do que deveria e transformando todo alimento extra em stock de gordura.

Comer devagar:

Adquira o hábito de mastigar lentamente, sem pressa. Comer devagar fará com que você tenha tempo suficiente para perceber quando deve parar. Proporcionará ainda uma melhor digestão, além de fazer com que você aprecie melhor os alimentos.

Não desista do seu objetivo:

Nem sempre é fácil. Mas, mesmo que você esteja demorando um pouco mais para perder as medidas desejadas, não desista! Tenha em mente que um processo de emagrecimento exige dedicação e persistência.

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