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5 formas de prevenir a diabetes

5 formas de prevenir a diabetes

A diabetes caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer, devido a defeitos na secreção ou na acção da insulina que é produzida no pâncreas. Nestes casos os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, mas há pequenas mudanças que podem ter grandes efeitos na prevenção da doença ou no dia-a-dia de um diabético.

5 formas de prevenir a diabetes:

1- Eliminar o leite

O leite possui um hidrato de carbono (açúcar) que exige atenção especial – a lactose. Para ser digerida, necessita da enzima láctase.

A partir dos 4 anos de idade a nossa produção de láctase começa a diminuir. Aos 50 anos a láctase já não existe no nosso organismo, o que origina a fermentação de toda a lactose.

A lactose ao chegar ao cólon transforma-se em CO2, absorve água e potencia o desenvolvimento de diversas patologias dentre as quais a diabetes.

2- Eliminar ou reduzir o consumo de gorduras saturadas

Está provado que o consumo de gordura saturada reduz a tolerância à glicose, aumenta a inflamação e, por conseguinte, piora a diabetes.

Alimentos tais como margarina, massa folhada, enchidos, fumeiro, produtos de charcutaria, alguns tipos de queijos, entre outros, são muito ricos em gorduras saturadas e por isso devem ser eliminados da nossa alimentação ou consumidos muito esporadicamente.

3- Utilizar especiarias e ervas aromáticas na alimentação

A curcuma, pimenta, canela, salsa, cebolinho e orégãos são algumas das especiarias e ervas aromáticas com propriedades anti-inflamatórias e que ajudam a baixar a glicose no sangue.

4- Aumentar o consumo de vegetais

Verduras, cereais integrais, fruta, frutos secos, alcachofra, aipo, abacate, cebola, alho, rabanete, beterraba, cogumelos, ovos (biológicos ou caseiros) ou carnes brancas são alguns dos alimentos que ajudam no tratamento da diabetes

5- Caminhar meia hora por dia ou dez mil passos 5 vezes por semana

Este ponto é obrigatório no tratamento da diabetes. A caminhada ajuda o pâncreas a regular melhor a insulina, ajuda a baixar a glicose, tem uma ação tonificante sobre todos os músculos, ajuda a relaxar e, sobretudo, ajuda a diminuir o peso.

Algumas receitas sugeridas para si:

Pequeno-Almoço – http://saudeamexer.pt/receita-pequeno-almoco-dieta-bravo/
Batido proteico – http://saudeamexer.pt/dieta-bravo-batido-proteico-de-banana-e-morango/
Overnight morango e frutos silvestres – http://saudeamexer.pt/dieta-bravo-overnight-morango-frutos-silvestres/
Panquecas de óleo de coco – http://saudeamexer.pt/dieta-bravo-panquecas-oleo-coco/

 

Por: Dr. João Bravo, naturopata

www.drjoaobravo.com

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