Início / Destaques / 5 erros a evitar para ganhar massa muscular
5 erros a evitar para ganhar massa muscular

5 erros a evitar para ganhar massa muscular

Para haver ganho de massa muscular é preciso conciliar várias coisas, nomeadamente uma boa alimentação e prática de exercício físico

Muitos desportistas têm dificuldade em ganhar massa muscular e uma das principais razões para isso acontecer é não saberem como se devem alimentar.

Confira agora 5 erros comuns, entre atletas, que prejudicam o crescimento muscular:

1 – Insistir na quantidade e não na qualidade

Para aumentar a massa muscular é necessário acrescentar calorias à sua dieta, mas o exagero na quantidade dos alimentos ingeridos provoca um aumento do seu stock de gordura e não dos seus músculos.

Tenha uma dieta correcta que inclua proteína e carboidratos de qualidade e na quantidade e proporção adequadas para manter o seu metabolismo em alta e ainda ganhar massa muscular.

Faça várias refeições menores ao longo do dia, mesmo que precise aumentar sua ingestão calórica, evite comer demasiado em uma única refeição, pois o que não for utilizado pelo corpo será armazenado no corpo em forma de gordura.

Para existir ganho de massa muscular é preciso que sua alimentação seja balanceada e contemple todos os grupos da pirâmide alimentar.

 

2 – Cortar o carboidrato e exagerar na proteína

O carboidrato é a primeira fonte de que o nosso corpo dispõe para gerar energia. Se a quantidade deste nutriente na alimentação não estiver adequada, o organismo usará a proteína para exercer esse papel, impedindo que ela se agregue à formação muscular. Ou seja, para que a proteína seja bem aproveitada, o carboidrato tem que estar presente.

As proteínas, por sua vez, devem ser consumidas nas quantidades corretas, ou seja, sem ultrapassar o limite de dois gramas de proteína por quilo de peso ao dia, já que o excesso deste nutriente pode gerar sobrecarga renal e perda óssea.

 

3 – Não comer pré e pós treino

Quando o corpo está em jejum entra em estado económico, deixando nosso metabolismo mais lento e, consequentemente, queimando menos gordura, além disso, se for fazer musculação em jejum, o seu desempenho vai cair muito, prejudicando e muito os resultados.

Alimente-se antes de treinar, já que esse aumento energético permite níveis adequados de glicose sanguínea durante o treino, melhorando o desempenho e evitando fadiga.

Logo após o treino, o lanche deve conter carboidratos de alto índice glicémico e proteínas, que ajudarão a recuperar da fadiga e a formar músculos.

 

4 – Cortar a 100% na gordura

Para quem não sabe, existe gordura “boa” e gordura “má”.

Para o organismo funcionar na perfeição é recomendado uma dieta que contenha 30% de calorias provenientes de gorduras.

Dê preferência às gorduras boas, chamadas de poli e monoinsaturadas, gorduras essas que fornecem energia e dão a sensação de saciedade.

Pode encontrar este tipo de nutriente nas castanhas, nozes, linhaça e azeite de oliva.

 

5 – Consumir bebidas alcoólicas

Álcool e bons resultados na musculação são incompatíveis.

O álcool causa desidratação, sobrecarrega órgãos como rins, fígado e cérebro, afecta a força e o equilíbrio e aindaprejudica a reserva de glicogénio hepático, matéria prima da formação dos músculos, prejudicando o rendimento dos treinos.

 

loading...

Verifique também

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Salada de salmão grelhado | Receita saudável

Sugestão do Saúde a Mexer para refeição nutritiva e saudável: Salada de salmão grelhado! Ingredientes: – …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *