Se a capacidade respiratória for limitada, o cansaço aparece mais cedo e a distância percorrida será menor.
Apresentamos um conjunto de técnicas/dicas para melhorar o seu fôlego:
– Ser regular – O exercício regular faz com que o corpo se acostume aos poucos com o esforço e consiga progredir.
– Começar devagar e acelerar aos poucos – Independentemente do ritmo de treino a que está adaptado, é preciso sempre aquecer o corpo a cada início de treino. Para pessoas que estão saindo do sedentarismo, também é preciso começar caminhando e só depois passar para trotes leves.
– Descobrir o ritmo ideal – Pode estar a correr demasiado lento ou mais rápido do que o seu corpo é capaz. O ritmo ideal do treino deve ser com frequências cardíacas baixas, de modo que todas as funções do organismo entrem em equilíbrio.
– Controlar a respiração – Quanto mais ofegante você fica, mais a respiração deixa de ser automática. É preciso controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique acelerado demais durante a corrida.
– Experimentar outras actividades – Ás vezes a corrida pode não estimular o seu corpo da maneira que pretende, pode não ser suficiente para melhorar o seu fôlego ou até puxar demasiado por si, se tal acontecer, pode e deve aliar o seu treino de corrida a outros exercícios que também melhoram a capacidade respiratória, como natação, ciclismo, futebol, ténis, yoga, etc.
Bons treinos!