Início / Atletas, Bailarinos e Personalidades / 5 atletas femininas que ficaram na história

5 atletas femininas que ficaram na história

Quando se fala em Desporto, fala-se de Portugal. Desde sempre que existiram atletas portugueses de topo ao nível mundial, tanto a nível masculino como feminino.

É tempo de recordar algumas das melhores atletas portuguesas femininas de sempre, que certamente irão ficar na história do desporto português:

Rosa Mota

rosa mota

 

 

 

 

 

 

Rosa Maria Correia dos Santos Mota, conhecida como Rosa Mota, é a grande referência do atletismo feminino português. Foi distinguida pela Associação Internacional de Maratonas (AIMS) como a melhor maratonista de todos os tempos graças a uma carreira recheada de títulos.

Rosa Mota conquistou um lugar na história do desporto internacional fruto de várias participações magníficas e representações de Portugal pelo mundo fora, como o caso da medalha de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Seoul, em 1988.

Das 21 maratonas em que participou, Rosa Mota venceu 14 maratonas e subiu ao pódio por 18 ocasiões nas 21 maratonas em que participou.

Fernanda Ribeiro

fernanda ribeiro

 

 

 

 

 

 

Maria Fernanda Moreira Ribeiro é uma ex-atleta portuguesa, especialista em corridas de fundo e meio fundo. É uma das maiores referências portuguesas na modalidade, sagrando-se em 1996, campeã Olímpica, dos 10000 metros em Atlanta, e a terceira atleta nacional a conseguir o ouro olímpico, depois de Carlos Lopes e Rosa Mota.

Fernando Ribeiro é a atleta portuguesa mais medalhada de sempre e no seu currículo conta ainda com a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000 e os títulos de campeã do Mundo, campeã da Europa e bi-campeã europeia de pista coberta.

Receber a Medalha Olímpica Nobre Guedes e foi convidada a ser a porta-estandarte da comitiva portuguesa, na abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta, que terminariam com Fernanda Ribeiro a bater o record olímpico dos 10000 metros.

Ticha Penicheiro

ticha penicheiro

 

 

 

 

 

 

Patrícia Nunes Penicheiro, mais conhecida como Ticha Penicheiro, foi uma das melhores basquetebolistas de todos os tempos e uma das maiores referências do basquetebol feminino português.

Após enorme sucesso em Portugal, mudou-se para os Estados Unidos da América, e participou na Women’s National Basketball Association (WNBA), onde atuou ao mais alto nível durante 15 anos.

Penicheiro foi nomeada como uma das 15 melhores jogadoras de sempre da história da Liga Americana de Basquetebol, mostrando ao mundo que em Portugal também se formam grandes basquetebolistas.

Manuela Machado

manuela machado

 

 

 

 

 

 

Manuela Machado iniciou a sua carreira aos 18 anos, em Viana do Castelo, no clube denominado Montinho Meadela.

A atleta participou 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, onde se sagrou, precisamente as 13 vezes, campeã da Europa por equipas. Manuela Machado chegou a participar também 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, sendo uma vez mais campeã da Europa, em que 4 delas foi campeã individual de 15 km.

Em 1998 foi eleita a melhor atleta ibero-americana, tendo recebido a taça no palácio de Espanha dada pelo rei Juan Carlos e várias  vezes condecorada pelo governo português.

Carla Sacramento

Carla Sacramento

 

 

 

 

 

 

Meio-fundista, especialista nos 1500 metros, foi campeã do mundo em 1997 e recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes no mesmo ano.

Carlas Nascimento conquistou várias medalhas em grandes competições internacionais, como os Campeonatos da Europa e do Mundo e superou por mais de duas dezenas de vezes os recordes nacionais. Participou ainda em 4 edições dos Jogos Olímpicos.

Apesar de já não competir, ainda detém vários máximos nacionais que ainda perduram.

loading...

Verifique também

Dia Mundial do Coração

Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se, hoje, dia 29 de setembro, com o tema “Potencia a tua vida” …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *