Início / Notícias Desporto & Dança / Desporto / Desportos Radicais / 13 Desportos náuticos/aquáticos que deve experimentar
13 Desportos náuticos/aquáticos que deve experimentar

13 Desportos náuticos/aquáticos que deve experimentar

Portugal é um país que oferece excelentes condições para a prática dos desportos náuticos/aquáticos de todos os tipos, seja devido à qualidade de infraestruturas ou da sua extensa linha de costa, com zonas de mar aberto e águas extremamente abrigadas. Por estes motivos aconselhamos a prática de um desporto ou actividade náutica/aquática.

Veja agora os 13 desportos náuticos/aquáticos que deve experimentar:

1 – Bodyboard

bodyboard

 

 

 

 

 

 

Surgiu a partir do surf e pratica-se com uma prancha com o tamanho de “meio corpo”, utilizando a força das ondas do mar. As acrobacias dos praticantes de bodyboard são realizadas precisamente quando as ondas rebentam.

2 – Canoagem

Praticado com canoa ou caiaque em mar, rio, lago, águas calmas ou agitadas. Existem várias modalidades das quais se destacam o Freestyle, Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Velocidade e Slalom.

3 – Caça/Pesca Submarina

A caça ou pesca subaquática ou submarina, é uma actividade que consiste na caça de algumas espécies aquáticas, utilizando técnicas de mergulho. Podendo ser praticada como desporto de aventura, utilizando-se técnicas de mergulho livre, ou seja, em apneia.

4 – Ski Aquático

esqui aquatico

 

 

 

 

 

 

Desporto de aventura em que um esquiador está agarrado, por um cabo de cerca de 20 metros, a um barco a motor que deve manter velocidades médias entre os 35 e os 55 km/hora (20 a 30 nós).  Para praticar o Ski Aquático são necessárias no mínimo duas pessoas: uma conduz o veículo, enquanto a outra é puxada por uma corda cujo tamanho-padrão é de 18,25 metros.

5 – Kitesurf

Desporto em que é necessário a utilização de uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e de uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). A pessoa, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, pode-se realizar saltos ou manobras com ondas.

6 – Mergulho

O mergulho, modalidade desportiva aquática praticada desde tempos antigos, está dividido em dois tipos: um que é feito em piscinas, a partir de pranchas e trampolins, para realizar acrobacias, pontuadas por juízes e outro que consiste em mergulhar mais fundo e durante o maior tempo possível.

7 – Motonáutica

motonautica

 

 

 

 

 

 

A motonáutica é um desporto onde participam barcos equipados com motores, tanto dentro como fora de bordo. As corridas têm lugar em lagos, rios e em mar alto, ao longo de percursos marcados por boias, que podem ter uma extensão entre os 8 e os 48 quilómetros.

8 – Natação

Natação é uma prática que permite a deslocação dentro de água através de movimentos do corpo, geralmente sem ajuda artificial. Pode ser uma actividade útil e recreativa e tem utilizações para o desporto, pesca e balneares. Existem 4 estilos para a competição: crawl (nado livre), mariposa, bruços e costas.

9 – Remo

Desporto de velocidade, praticado em barcos estreitos, nos quais os atletas se sentam sobre bancos móveis, de costas voltadas para a meta, usando os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível. Praticado em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade e às vezes até no mar.

10 – Surf

Prática desportiva efectuada na superfície da água. Considerado desporto radical, cujo objectivo é realizar manobras com a prancha sobre as ondas do mar. Existe um júri que avalia as performances dos surfistas conforme a qualidade da manobra e o nível de dificuldade oferecido pelo mar.

11 – Vela

vela

 

 

 

 

 

 

A vela é um desporto náutico em que as embarcações se deslocam na água através da força do vento. Existe várias classes na modalidade como: 420, 470, 49er, Dingue, Dragão, Europe, Flying Dutchman, laser, L’equipe, lusito, Optimist, Snipe, Raquero, Star, Tornado e Vaurien.

12 – Wakeboard

Desporto aquático praticado com uma prancha como a de Snowboard, puxado por uma embarcação e surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias que existem ondas muito grandes. Pode ser praticado em qualquer lugar que ofereça espaço para o trajecto do barco e segurança para o atleta.

13 – Windsurf

Desporto aquático em que o atleta progride através da água em cima de uma prancha dotada de uma vela movida pelo vento e pela força das ondas. O pequeno tamanho da prancha, o seu peso reduzido e a força do vento possibilitam a obtenção de velocidades na ordem dos 80 quilómetros por hora.

Verifique também

Perguntas e respostas frequentes sobre alimentação saudável

Como se deve alimentar para praticar exercício físico? Quais os perigos de praticar atividade física …